Cientistas podem ter encontrado o DNA de neandertal mais antigo do mundo que se tem notícia. A sequência teria sido descoberta em um esqueleto achado em uma caverna na Itália. Segundo informações do Jornal O Globo, foram necessários 20 anos para a equipe de pesquisadores identificarem que o composto genético resgatado da ossada tem de 130 mil a 170 mil anos.

esqueleto-neandertal
Reprodução/Museu de Altamura

 

 

Segundo uma publicação do mês passado na “Journal of Human Evolution”, a equipe da Universidade de Bari, responsável pela descoberta, disseram que o esqueleto foi encontrado na cidade de Altamura em 1993, mas esses primeiros resultados sobre a investigação genética dos cientistas só foram concluídos recentemente.

Ainda de acordo com a publicação, as ossadas foram encontradas intactas em meio a uma pilha de outros ossos e estavam preservados devido as condições do local. Inicialmente, os pesquisadores se mostraram receosos em retirar o esqueleto e acabar o danificando.

Os cientistas desconfiam que o homem de Altamura caiu no poço e acabou morrendo de sede ou de fome. Os pesquisadores acreditam que serão capazes de sequenciar o DNA para descobrir mais sobre a evolução dos hominídeos através deste composto genético encontrado.

12 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui