Os chimpanzés se comunicam com gestos, que têm significados específicos como “suba nas minhas costas”, ou que servem como atrativo sexual. É o que indicam os cientistas Catherine Hobaiter e Richard Byrne, da Universidade de Saint Andrews, na Escócia, que criaram um dicionário para 66 gestos desse tipo.
O estudo, publicado neste mês no site da revista americana Current Biology, aponta que esses gestos “têm significados específicos”, que vão de um simples pedido associado a gestos curtos até uma conversação mais extensa e mais complexa em termos de gestos.
Para chegar a um indicativo, a pesquisa usou como base mais de 4500 momentos entre chimpanzés, que os permitiu resgatar 66 gestos com 19 mensagens diferentes, indicaram os autores.
Entre as conclusões, o estudo mostro que quando uma mãe mostra a sola do pé para o filho pequeno, ela quer dizer, “suba nas minhas costas”. Tocar o braço do outro significa “me coce”, e mascar folhas chama a atenção sexual do outro, descreveram os autores no estudo de cinco páginas.
Certos gestos não têm ambiguidade, como mascar as folhas para seduzir, mas outros, sim. É o caso, por exemplo, de agarrar o outro, que pode significar “pare”, “suba nas minhas costas”, ou “vá embora”.
O estudo foi realizado com chimpanzés filmados em Uganda entre 2007 e 2009.
Gustavo Basílio, sabia que esses seus gestos indicava algo cara…
Tem que dizer o nome do cientista, a universidade onde ele formou-se e em quais publicações científicas seu trabalho foi veiculado. do contrário não é ciência e não tem valor algum. Historinha para boi dormir tipo: “estudos indicam”, “segundo pesquisas”, a “ciência comprova” não é ciência é fofoca.
Bruno Leão