A caravela-portuguesa (Physalia physalis), também conhecida como barco-de-guerra-português, é uma colónia de animais do grupo dos cnidários. Comum no Brasil, o ser tem corpo gelatinoso, que se assemelha com uma bexiga.
A caravela-portuguesa possui variações de cor que estão entre o lilás e o roxo, além de tentáculos urticantes, que se aderem à pele. Quando isso acontece, pode causar graves lesões, que trazem irritação forte e dor intensa. Em casos mais graves, o quadro de sintomas varia entre náuseas, vômitos e até convulsões e arritmia cardíaca.
Estes seres não se movem, apenas flutuam na superfície das águas, empurradas pelo vento. Durante este tempo elas mantém seus tentáculos soltos para baixo, com a finalidade de capturar pequenos peixes para a sua alimentação.
Um artigo do portal Marine Species explica que os cnidócitos, que são as células urticantes da colônia, portadoras dos nematocistos, encontram-se nos seus tentáculos e são acionados pela “rede nervosa” do animal.
Sempre tive medo disso haha
Risolis marinho
Victória Galdino
Conhecemos bem… Juliana Correia
Quem aqui como eu, já recebeu um abraço dessa belezinha sabe o quanto doi. Doi por horas, doi na alma pra expiar muitos erros.
Parece 1 risoles
Olha que linda Joao Pedro Oliveira
Bianka Roberto…
Queima pra caramba! >.<
Daniela Meirelles e Maike Márcio.
E muito comum nos Açores!
é tão linda!
Mas é linda, isso ela é!
E uma dor fora do normal!!!!!!!
Pode provocar queimaduras mas é muito bonita.
Poderiam colocar nesse artigo um mapa com a incidência da espécie no nosso litoral.
interessante
Olha amor! Gleison Simplicio lembra?
Quando agente pensa que ja viu de tudo!!
Veja Alencar Magno Batista igual a sua foto na praia no Nordeste.
nossa ‘=’
seperti pastel…
linda foto
Georgia Faria…
achei exótica