Segundo um artigo recentemente publicado pela revista eLife, peixes possuem a capacidade de produzir seu próprio protetor solar. Pesquisadores descobriram uma substância química chamada gadusol, que fornece proteção contra os raios ultravioletas (UV) para os peixes, e que poderia ser usada futuramente por humanos.

Espécie de peixe tropical
(Foto/Reprodução: FundosWiki.com)

 

O sol é fonte essencial para vida na terra, porém seus efeitos quando em quantidade excessiva, são incontestáveis.  A radiação pode danificar o DNA das células, que em seres humanos pode resultar em um câncer de pele, por exemplo. Peixes que vivem em recifes, e em partes mais próximas a superfície também sofrem com a ação dos raios UV.

Os pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon se surpreenderam com a descoberta dessa capacidade dos peixes, mas já  partem do pressuposto de que o gadusol dos peixes vem do seu ambiente,  seja através de sua dieta ou de uma relação simbiótica com bactérias. O gene que torna esse processo possível também foi encontrado em outros animais, como répteis, aves e anfíbios.

Em um comunicado, o  principal autor do estudo, Taifo Mahud, diz que “o fato do composto ser produzido pelos peixes, bem como por outros animais, incluindo aves, faz com que  seja  segura  a perspectiva de ingeri-lo  em forma de pílula”. Após confirmada a segurança e a eficacia do uso do composto, produtos farmacêuticos e cosméticos podem ganhar uma nova prerrogativa contra a radiação ultravioleta.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui