Um caso chamou a atenção de banhistas que estavam nas areias das praias de Santos, no litoral paulista, neste final de semana. Lá, um peixe da família dos congros assustou quem passava pelo local após se projetar para fora de um buraco na areia.
Em entrevista ao G1, o oceanógrafo Fernando Gonçalves afirmou que a espécie é agressiva e pode oferecer risco às pessoas. “Trata-se de uma espécie semelhante às enguias, tanto que é conhecida popularmente como enguia de jardim. Ela pode ter aparecido na orla de Santos por conta da pesca de arrasto. Como esta é uma espécie de peixe que não tem valor comercial, ela é descartada pelos pescadores”, conclui.
Estas enguias de jardim são conhecidas por viverem em colônias na areia, em pouca profundidade. Como pode ser observado no caso em Santos, estes animais têm a particularidade de, durante o dia, ficarem parcialmente enterrados, dando a impressão de serem plantas plantadas num jardim, dai o nome. São elementos característicos da fauna marinha litoral dos fundos de areia da Madeira e muito apreciados pelos mergulhadores amadores.
Beatriz ;)))
Esse peixe não é da família dos congros, e sim da dos miriquitis (famíliia Ophichthidae).
Não é não. É da família do corona. Seu nome é corongavírus.