O primeiro caso de quimerismo em um carneiro foi registrado no Reino Unido, em maio deste ano. O rosto do animal, batizado de Battenberg, é metade preto e a outra metade branca. Além da carinha com duas cores, tem as pernas esquerda dianteira e traseira direita brancas e o resto do corpo preto.

reprodução/WNS

Na genética, o quimerismo é o resultado de dois conjuntos de células diferentes que se juntaram durante o desenvolvimento embrionário. Isso causa a formação de animais ou humanos considerados quimeras, casos raros no mundo.  Apesar de o resultado ser um único organismo, ele irá conter características distintas que já estavam a se formar nos embriões, independentes em um momento anterior. Isso leva o ser a nascer, por exemplo, com metade do rosto com cores diferentes.

+ Veja outros casos de quimerismo em animais neste post

Wales News Service

Uma reportagem do portal de notícias Mail Online revelou que Battenberg foi encontrado por um fazendeiro no meio de uma nevasca. Pela raridade do carneiro quimera, os fazendeiros preferiram transforma-lo em um bichinho de estimação do que manda-lo para engorda e venda.

Wales News Service
Wales News Service

19 COMENTÁRIOS

  1. Quimera é o nome que se dá ao cruzamento entre dois animais que são ” Híbridos” ou heterozigotos, são os têm dois tipos de informações genéticas, localizados em seus genes (DNA). Por exemplo, Os genes AA, Aa, aa ( genótipos) homozigotos:AA e aa hetezigotos: Aa , enquanto os resultados da aparência física seria Branco (AA), Branco e Preto (Aa) e Branco (aa). No caso, dos quimeras são portanto indivíduos que possui genes (Aa) então o cruzamentos entre esses dos tipos de informação, resulta no (fenótipo) Preto e branco. Como o do ” Carneiro” quimera perdido na neve, apresentar metade da cara preta e a outra branca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui