Um estudo recente, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard, diz que os chimpanzés são capazes de assimilar todas as fases que compõe o processo de preparação de um alimento, situação semelhante à dos humanos quando cozinham.

“O que é particularmente interessante sobre cozinhar é que é algo que todos fazemos, mas envolve um número de capacidades que, mesmo no contexto de cozinhar, pensamos ser exclusivamente humanas. Por isso queríamos estudá-las em chimpanzés”, afirma Alexandra Rosati, coautora do estudo que foi divulgado na revista científica Proceedings B, publicação da The Royal Society, na Inglaterra.

Chimpanzé se alimentando no dia de Ação de Graças de 2014, na Flórida
Segundo estudo, primatas percebem que cozinhar o alimento pode deixá-lo mais fácil de ser digerido (Foto/Reprodução: AP Photo/J Pat Carter)

Para o estudo, realizado em um santuário na República do Congo, os chimpanzés interagiam com os pesquisadores separados por uma grade. Lá, os cientistas ensinaram os chimpanzés a como relacionar um “dispositivo de cozimento” à preparação de alimentos como batatas doces e cenouras. Após manifestada a preferência dos animais pelos alimentos cozidos, os chimpanzés observavam como eles foram preparados.

O “dispositivo de cozimento” se tratava de uma tigela com fundo falso, que escondia o alimento já preparado em um compartimento. Quando os chimpanzés decidiam usá-la, o pesquisador trocava a fatia. A razão para não usarem uma panela real é que os chimpanzés, habituados ao convívio com humanos, já haviam observado as pessoas cozinhando, e isso contaminaria os resultados.

Com este trabalho, os pesquisadores concluíram, entre outras coisas, que nossa habilidade cognitiva para preparação de alimentos existira antes mesmo de dominarmos o fogo, por exemplo.

“O que motivou humanos primitivos a controlar o fogo?”, pergunta Rosati. “Acredito que cozinhar pode dar uma razão. Sabemos que chimpanzés na natureza observam o fogo e às vezes até mesmo procuram e comem alimentos assados por ele. A evidência de nossos estudos cognitivos sugere que, mesmo antes de controlar o fogo, hominídeos ancestrais entendiam seus benefícios e podiam pensar sobre os resultados de deixar comida no fogo.”

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui