Uma nova espécie de serpente venenosa foi identificada recentemente na Austrália por pesquisadores que realizavam mapeamento genético de outras cobras que vivem na região de Kimberley, região ocidental do país. O caso foi anunciado em agosto na revista Zootaxa. O animal já havia sido encontrado anos atrás na mesma região, mas, até então, cientistas divergiam a qual espécie o animal pertencia.

(Foto: reprodução/Museu WA)

De acordo com as informações disponíveis na publicação, a nova serpente foi nomeada como Acanthophis cryptamydros, pertencente a dos gêneros que detém as cobras mais venenosas do mundo.  O animal mede cerca de 60 centímetros e para caçar, costuma ficar camuflado até que possa emboscar algum animal que passe por perto, como pequenos lagartos.

“Não está claro quantas destas serpentes existem em estado selvagem, mas elas são, provavelmente, bastante raras”, disse Simon Maddock, do Museu de História Natural e da Universidade de Londres, envolvido na descoberta.

(Foto: reprodução/Museu WA)

Para os pesquisadores, a descoberta da nova espécie indica que outras do gênero Acanthophis ainda vivem pelo local e não foram catalogadas.

“E dado o número de novas espécies encontradas em Kimberley recentemente – incluindo sapos, lagartos e muitas plantas – é provável que essa seja apenas uma de muitas cobras atualmente não descritas na Austrália”.

95 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui