O Ministério do Meio Ambiente anunciou a saída de 77 espécies de animais da fauna brasileira do risco de extinção. Apesar da lista já estar pronta, ela só deve ser oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União no segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito na última quinta feira (22).

Entre as espécies que ficarão fora da lista está a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), encontrada na costa da Bahia e do Espírito Santo entre junho e novembro. De acordo com a lista, entregue à pasta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a população das jubarte saltou de 500 animais em 1980 para cerca de 15 mil em 2012.

Baleia-jubarte
Reprodução/Facebook/Instituto Baleia Jubarte

Ao deixarem a lista de extinção as jubartes foram reclassificadas para “quase ameaçadas”, status que demanda a continuidade de trabalhos de conservação.

Em 2003, o ICMBio lançou um mapeamento da fauna brasileira que continua 1,4 mil espécies catalogadas. Destas, 627 corriam risco de extinção. Agora, o novo inventário apresenta 7,6 mil espécies catalogadas, com 1051 correndo risco de extinção.

A lista completa com todos os animais que saíram e entraram na lista de extinção deve ser divulgada até o próximo semestre pelo ICMBio.

20 COMENTÁRIOS

  1. “Pena que muitas destas espécies saíram da lista de extinção por dados insuficientes e não por realmente não estarem mais em risco de extinção.”
    Fonte: Prof. Dr. Augusto Piratelli – UFSCar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui