O gato é um dos animais de estimação mais populares no mundo e acompanha o homem há cerca de nove mil anos. Entre as raças catalogadas, estão alguns felinos que chamam a atenção por características peculiares.

Sphynx

André Hanni/Divulgação/PremieR pet

Diferente do que muitos pensam, os gatos da raça Sphynx não são frutos de manipulações genéticas.  Eles chamam a atenção principalmente pelo fato de não possuírem pêlos. Seu corpo tem uma textura que lembra algo como a pele do pêssego. Possui também rugas no pescoço, peito e patas. É um gato originário do Canadá e o seu nome foi escolhido pela semelhança do animal com a esfinge (Sphynx) de Gizé, no Egito.

Devon rex

André Hanni/Divulgação/PremieR pet

Esta é uma raça de gatos marcada, principalmente, por felinos com pelos curtos e ondulados. Descoberto na década de 1960, os gatos desta raça possuem olhos e orelhas grandes.

British shorthai

André Hanni/Divulgação/PremieR pet

Conhecido também como gato de pelo curto inglês, estes felinos são considerados por muitos a mais antiga raça de gato da Inglaterra, e uma das mais populares também. A primeira exposição do gato após sua descoberta aconteceu em meados de 1870.

Os pelos destes animais são curtos e densos. Ele possui olhos grandes e orelhas razoavelmente pequenas, quando comparado com outras raças de gato com o mesmo porte.

Cornish rex

André Hanni/Divulgação/PremieR pet

Os gatos desta raça possuem de pequeno a médio porte e pelo curto. Os seus olhos são grandes e ovulados. A raça é conhecida internacionalmente por ser uma das mais espertas e amorosas.

Maine Coon

André Hanni/Divulgação/PremieR pet

Os felinos desta espécie também são conhecidos como gatos gigantes, por serem os maiores de todas as raças de gatos. O animal é oriundo dos Estados Unidos e também é conhecido pela sua inteligência e facilidade de contato com humanos.

Norueguês da Floresta

Gato Norueguês da Floresta
(Foto/Reprodução: patasfofas.wordpress)

Esta é uma raça de gatos de aspecto selvagem oriunda da Noruega, como o próprio nome já faz menção. Entre as características marcantes do animal estão o pelo longo e as habilidades de caça.

Persa

André Hanni/Divulgação/PremieR pet

­Originários do Irã, são gatos procurados principalmente pelo pequeno porte. A raça é marcada pelo nariz achatado e curto e pelas orelhas pequenas do animal.

Scottish fold

Wikimedia Commons

Endêmico da Escócia, este animal é conhecido pelas orelhas pequenas e dobradas para frente. É a única raça de gatos domésticos com a característica da orelha dobrada para frente, que surgiu de uma mutação genética espontânea.

Bobtail Japonês

divulgação

A principal característica do Bobtail é a pequena cauda, muitas vezes assemelhada a de um coelho. Ela pode medir entre oito e dez centímetros quando esticada. Os gatos a mantém curvada, o que gera a associação com o rabo do pequeno roedor.

No Japão, local da onde a raça é endêmica, o gato é considerado um amuleto da sorte.

Savannah

divulgação

Os savannah são animais híbridos que nascem do cruzamento de um gato doméstico e o serval, um mamífero carnívoro da família dos felídeos. Estes animais são considerados raros pelo fato da raça ser resultante do cruzamento de espécies diferentes. Por conta disso, a maioria de seus representantes são estéreis.

65 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui