Pesquisadores descobriram um caso curioso na ilha de Golem Grad, na Macedónia. Uma víbora da espécie ‘Ammodytes Vipera‘ escolheu uma lacraia como refeição, mas o animal surpreendeu após ser devorado: ele comeu a cobra de dentro para fora. O caso foi revelado na revista Ecologica Montenegrina.

Cobra devorada por centopeia
Arsovski et al. Ecologica Montenegrina

O caso envolveu uma cobra venenosa encontrada no sul da Europa e que podem crescer até 95 centímetros. Ela é considerada a víbora europeia mais perigosa por conta de seu veneno altamente tóxico. A lacraia que virou a caça contra a cobra é da espécie ‘Scolopendra cingulata’ e costuma fazer parte das refeições destas víboras. Contudo, desta vez, a cobra parece ter subestimado o seu almoço.

Os animais da espécie ‘S. cingulata’ podem ser assassinos bastante selvagens. Carnívoros, eles comem quase qualquer coisa que não é maior do que eles mesmos. Os autores do artigo publicado na Ecologica Montenegrina revelaram ainda que estas centopeias são extremamente difíceis de matar quando adultas.

De acordo com a pesquisa, quando a víbora foi dissecada, a lacraia ocupava todo o comprimento de seu corpo, sem vísceras ou órgãos no meio do caminho. Acredita-se que a cobra engoliu a lacraia viva, mas o animal teria a devorado por dentro na tentativa de se libertar, estourando, inclusive, parte do abdômen da cobra para conseguir fugir. Contudo, a lacraia não sobreviveu e morreu dentro da cobra, apenas com parte de sua cabeça para fora.

262 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui