Feita a partir de 396 desenhos baseados em dados científicos do livro de Scott F. Gilbert, Developmental Biology, a animação, desenhada por Eleanor Lutz, começa com um zigoto – um óvulo fertilizado – que multiplica lentamente através do processo de divisão mitótica para produzir um embrião multicelular.
Primeiro, o zigoto deve sofrer “clivagem”, o que aumenta o número de células até ao estádio de oito células. Após a fase de oito células, os embriões de mamíferos passam por compactação, onde as células ligam-se fortemente umas aos outros, formando uma esfera compacta, a mórula. As células, em seguida, começam a diferenciar-se em dois grupos – uma camada externa de células chamado de trofoblasto e uma massa celular interna.
Um processo chamado cavitação ocorre a seguir, em que as células exteriores começam a perder água para o interior das células, e quando elas se multiplicam para entre 40 a 150 células, um fluido denominado blastócito terá sido formado.
Destas duas partes, o trofoblasto exterior irá, eventualmente, formar a placenta, e a massa celular interna se tornará o bebê.
Enquanto Lutz diz que é a animação mais complicada que ela fez até agora, ela lamenta não ser capaz de mostrá-la detalhadamente. “Por exemplo, o feto de 24 semanas, é cerca de 40 vezes mais pesado do que um feto de 12 semanas, mas você não pode dizer que a partir deste desenho”, diz ela.
Gisele Garcia Azevedo 😉
Muito legal
Eliane Borsoi
Muito legalll…
Marcella, Renata
Incrível….
Olha Samyra.
Mauricio Bruno
Fascinante!
Sherles Mirella Jairo Junior
Hallana Miranda
Marina Spadim olha que legal!!!
Muito legal Débora Furlaneto!!!
Felipe Segantin
Show
Gleyce Kely Santos e Gleybson César
Julia Vanegas
Heloísa Flores
Camilla Monise
Como faço p baixar?
Leilah Cristina
Camila, Pablyene e Bleyner olhem *-* pode servir para o nosso trabalho.
Voou olhaar
CURTA e COMPARTILHE nossa página https://www.facebook.com/InstitutoDeEstudosAmbientaisInea?ref=bookmarks