A Agência Espacial Americana (NASA) anunciou hoje (17) a descoberta do Kepler-186f, um planeta mais ou menos do tamanho da Terra. A descoberta foi considerada um marco histórico principalmente pelos indícios do planeta poder habitar vida.

Planeta que pode abrigar vida
NASA/Ames/JPL-Caltech

No Kepler-186f, um ano dura 130 dias e seu tamanho é apenas 10% maior que o da Terra. O novo planeta gira em torno de uma estrela chamada Kepler-186, na constelação de Cisne. Ela é considerada uma “anã vermelha”, e estrelas dessa categoria tem menos que a metade da massa do Sol. A pesquisa que descobriu o Kepler-186f apontou que a posição do novo planeta em sua órbita é favorável para manter água em estado líquido e, consequentemente, algum tipo de vida. Já os outros planetas que estão no sistema não teriam a mesma capacidade que o recém-descoberto por estarem perto de mais da estrela, onde é muito quente.

Outros planetas que orbitam em torno de estrelas já haviam sido descobertos ao longo da história. Muitos deles, inclusive, também teriam condições de vidas favoráveis. Nenhum, porém, se aproxima da vantagem do Kepler-186f: ele não está nem muito perto, nem muito longe de sua estrela (assim como a Terra). Para os cientistas, é mais provável que exista vida em planetas sólidos, e ao que tudo indica, o novo planeta é rochoso. Sua densidade, outro fator importante para um planeta poder habitar vida, também semelhante a da Terra. Outra peculiaridade do Kepler-186f é a sua rotação, parecida com a do nosso planeta. “Planetas encontrados anteriormente têm apenas uma face voltada para a estrela e a outra para a escuridão. O Kepler-186f deve ter, portanto, uma temperatura bem distribuída na sua superfície”, diz Douglas Galante, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas, e do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da USP, em entrevista à Veja.

39 COMENTÁRIOS

    • Os telescópios detectam a luz das estrelas, quando o planeta passa na frente da sua estrela, a luz captada pelo telescópio diminui e eles sabem que ali há um planeta. O planta jamais poderá ser visto a tal distância, todos as informações a respeito dele são obtidas através da luz.

    • A nasa utiliza tecnologia de ponta pra isso, eles estavam usando o satélite voyager 2 que tira fotos e um telescópio de grande ampliação de imagem chamado Rubble, mas existem vários outros tipos de equipamentos que eles usam.

    • Com base na Teoria da Relatividade de Einsten não existe nada mais rápido do que a luz. O que acontece é que olhando cada vez mais distante estamos olhando na verdade o passado, então, a sombra que foi captada na estrela foi de 500 anos atrás.

    • Na verdade isto é somente um desenho(computadorizado) que mostra como pode ser o planeta encontrado,quanta gente fica respondendo que é uma foto,Poxa raciocina em leiam:500 ANOS LUZ!!

    • So para constar Nathany, a foto é tirada com quinhentos anos atrasado… como assim? a imagem que o satélite ou telescópio captou, é de 500 anos retrasado em relação ao atual planeta… Traduzindo melhor ao nosso bom português, isso isgnifica que a distância que a luz viaja no vácuo em 299 792 458 metros em 1 segundo. Sendo assim, a definição do metro passou a ser dependente da velocidade da luz, numa inversão do que havia anteriormente, podemos dizer assim então 1 segundo/Luz, multiplica-se por minutos, horas, dias, até chegar a cifra de um ano luz. Vou dar um exemplo um pouco mais concreto: se Uma estrela explode a 2000 anos luz hoje, nós aqui na terra vamos poder observar sua explosão daqui a 2000 anos!, porque a luz, ou sinal de explosão vai vir aqui a velocidade da luz, só que viajando durante 2000 anos…, entendeu? (leis da física)
      Agora, respondendo realmente tua pergunta… hehehe, os telescópios detectam a luz dos corpos, quando o planeta passa na frente da sua estrela, a luz captada diminui e estima-se que seja um planeta. Para comprovar a teoria demora vários meses, até anos para ter certeza, calcula-se e se obtém todas as informações a respeito do planeta a través da luz emitida e captada pelos sistemas de observação (telescópio) Capito? 😉
      Responder

  1. Não se esqueça que essas estrelinhas lindas que vemos no Céu brilhar tanto… Algumas delas já explodiram a milhares de anos luzes. Porém , a explosão está viajando no espaço até, talvez chegar a percebêramos.

  2. O PLANETA KLEPER 186F SÓ ESTARÁ PRONTO PARA A VIDA QUANDO A ESTRELA QUE ELE ORBITA SE EXPANDIR E ADQUIRIR A COR AMARELADA E O TAMANHO COMO A DA NOSSA ESTRELA, O SOL…
    TALVEZ, NESSE TEMPO , A TERRA NÃO SUSTENTARÁ MAIS A VIDA E JÁ TEREMOS COLONIAS EM KLEPER 186F E EM OUTROS PLANETAS SEMELHANTE A KLEPER 186F EM UM FUTURO TALVEZ BEM PRÓXIMO !!!

  3. Pessoal até conseguirmos descobrir como “chegar lá” teremos uma tecnologia que preserve o nosso planeta (claro não será uma grande preservação!) claro que aqui alguém já leu uma notícia sobre novas tecnologias e seus benefícios,sim ultimamente o ser humano (de certos ramos) estão se dedicando ao trabalho de tecnologias que preserve o nosso planeta,pensem um pouco todos aqui já jogaram lixo no chão,poluíram rios entre outras coisas desastrosas(eu já polui,todos poluíram) então não reclamem,pensem,pesquisem mais sobre o presente e o futuro! Vcs verão que as pessoas estão trabalhando!não critiquem e sim façam,nosso planeta mudar!
    (Ps:percebi nos comentários dúvidas e gostaria de dizer:essa imagem do planeta é uma mera ilustração computadorizada(não é uma foto!),todos os planetas conhecidos e recém-descobertos sempre existiram(ou começaram) desde o nascimento do Universo,plutão não é Um planeta!!!
    Grato!(pesquisem!!)

  4. O que falo aqui não tem nada a ver com que falam os evangélicos, ou quaisquer religioso. Para mim a grandiosidade de Deus é do tamanho do universo. Ele é tão grande que considero o criador e o gestor de todo essa imensidão que, no momento de nossa humanidade, somente a imaginação humana pode vagar por esses tantos mundos e tão recuados no infinito. Seria muito ridículo, ou simplista em imaginar que na imensidão cósmica de bilhões de variados corpos celestes em uma única galáxia. Considerando os bilhões de galáxias existentes com bilhões de anos luz de distãncia. As possibilidades dentro do espaço sideral; os eres possíveis desse plasma cósmico e das diferentes e potentes radiações cósmicas. Deus não seria medíocre e nem pequeno de consentir, somente terra ser privilegiada com presença de tantas possibilidades de vida. Desde a grande vredde do mundo microscópico, e do mcroscópico. De tntos bioms e forms de vida, por quê somente n terr?

    • Olha Inamar, seu comentário é totalmente coerente, porém alguns “evangélicos” dão suas opiniões próprias, pois não há na bíblia nenhum indício de inexistência de vida fora do planeta. Sou um crente em Deus e afirmo com toda a certeza que há vida fora do planeta terra, em alguns lugares talvez de simples seres unicelulares até espécies inteligentes e racionais o suficiente para serem mais desenvolvidas do que nós mesmo humanos.

  5. Acho que em meio de tantas evidencias de seres vivos em algum lugar. E claro que existe algo superior e bem mais evoluído do que nós os humanos.
    E Deus não iria criar um só lugar capaz de desenvolver suas criações que por sua vez é infinita, a própria natureza é prova viva da existência e conservação de vidas em outros sistemas no espaço sideral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui