Confundida facilmente com furacões, a tromba de água é um vórtice colunar (tornado) que ocorre ao longo de um “corpo” de água e está ligado a uma nuvem cumuliforme.
A formação de uma tromba d’água pode partir de uma nuvem moderada tipo cumulus ou grande como uma supercélula. Apesar de algumas trombas serem de grande porte e poderem causar distribuição em determinados locais, na maioria das vezes, elas são fracas e não causam grandes problemas.
+ A beleza e o perigo dos tornados de fogo
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), estes tornados são grandes colunas de ar giratórias que se estendem da base da nuvem que o gera até a superfície do continente ou da água, sendo neste caso chamado de trombas de água. Normalmente se desenvolvem em regiões com alta umidade em ambientes que tenham nuvens carregadas ou que estão no processo de desenvolvimento. Outro fator que influencia a formação é o calor. Nestas condições, quando a umidade do ar é alta, ela se condensa em gotículas e formam o tubo característico das trombas.
CARACTERÍSTICAS
• Apesar da grande disponibilidade de umidade e a pouca fricção que a superfície das massas de água apresentam, as trombas de água são menos definidas e consideravelmente menos destrutivas que os tornados.
• No seu máximo desenvolvimento, as trombas de água variam em altitude dos 50 metros até aos 2 quilômetros.
• As trombas de água apresentam um ciclo de vida relativamente curto, de 2 a 20 minutos, ainda que a maioria dure menos de 10 minutos. Apenas as trombas de origem “tornádica” atingem e mesmo ultrapassam os 30 minutos de duração.
• Medem de 10 a 100 metros de diâmetro, enquanto um tornado mede de 100 a 300 metros.
• Produzem ventos de 70 a 300 km/h, comparado com ventos de 140 a 500 km/h nos tornados.
• No Hemisfério Norte, em geral, ocorrem entre os meses de maio e outubro, quando as águas do mar atingem a sua máxima temperatura.
• O período do dia mais provável para formação de uma tromba de água é entre 16:00 e as 19:00 horas, com um máximo secundário entre 11:00 e as 13:00 horas.
• As trombas de água se dissipam quando começa a chover, porque o ar frio afetado pela chuva corta o abastecimento de ar úmido e quente que a tromba necessita para continuar ativa.
• Menos de 50% das trombas de água são acompanhadas por trovoada.
• Apesar de existir a crença de que uma tromba de água aspira água do mar ou do lago sobre o qual ocorra, na realidade, excluindo a pequena zona de sucção na sua base, o que torna o funil visível não é água líquida, mas apenas a condensação causada pelo resfriamento do ar pela redução de pressão no interior do vórtice.
• As trombas de água podem ocorrer isoladamente ou em grupo, predominando as situações de grupos mais ou menos dispersos por uma área de alguns quilômetros quadrados.
• Quando se formaram por completo, as trombas de água tendem a fazer uma trajetória curva durante 15 minutos, até que o ar frio que gradualmente é aspirado para o vórtice as faça desaparecer.
Luiz Eduardo
Adoraria ver uma.
belo
10 a 30 minutos é tempo suficiente para acabar com o lugar inteiro
Já viii, duas ao mesmo tempo.. deu maior medo!!! hahaha