O Chile inovou e anunciou a criação da maior reserva marinha das Américas, nomeada Parque Marinho Nazca-Desventuradas. Localizado entre as ilhas de San Ambrosio e San Felix, o local tem 297 mil quilômetros quadrados. Em termos de comparação, o local tem, praticamente, o tamanho da Itália.

(Foto: Enric Sala/National Geographic)

De acordo com informações da National Geographic, o anunciou do novo parque foi feito no início deste mês. A criação só foi possível graças a um estudo realizado pela  National Geographic Society em parceria com a organização internacional de conservação marinha Oceana.

“Por muitos anos o Chile foi um dos países ligados à pesca mais importantes do mundo. Infelizmente, isso levou ao esgotamento dos nossos recursos marinhos. Com a criação deste parque marinho em torno das Desventuradas, também estamos nos tornando um líder na conservação marinha”, explica Alex Muñoz, vice-presidente da Oceana no Chile.

(Foto: Enric Sala/National Geographic)

O parque está localizado em um ambiente oceânico original e abrange uma mistura de espécies tropicais e temperadas com aproximadamente 70% de espécies endêmicas. Alan Friedlander, cientista-chefe do projeto Pristine Seas da Nacional Geographic Society, disse que a área era local de pesca antes da criação do novo parque. Agora, atividades como essa só será permitida em uma área desprotegida em forma de cunha, que confere uma forma diferente ao novo parque marinho.

 

13 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui