Uma caverna de cristais em Chihuahua, no México, tem ganhado popularidade por possuir cristais gigantes. O local, chamado de Naica, foi explorado por uma equipe da BBC recentemente, que revelaram as peculiaridades do local. O maior cristal encontrado por lá tem incríveis 11 metros de comprimento, 4 de diâmetro e pesa em torno de 55 toneladas.

Caverna com cristais gigantes
Reprodução

Localizada a  300 metros de profundidade, o local  contém alguns dos maiores depósitos de prata, zinco e chumbo do mundo. Além disso, foi em Naica que foram encontrados os maiores cristais naturais de selenita do mundo, com mais de 10 metros de extensão.

O complexo mineiro de Naica foi descoberto nos anos 2000 e desde então não é tão explorada por ter difícil acesso. Lá, a temperatura chega aos 50°C e a umidade do ar é de 100%, nível que faz com que os fluídos se condensem nos pulmões, caso não se use o equipamento adequado, fazendo com que alguns exploradores desmaiem.

Caverna com cristais gigantes
Reprodução

O professor de geologia da Universidade de Plymouth, Grã-Bretanha, Iain Stewart acompanhou a equipe da BBC durante a expedição e afirmou que, embora o local esteja sob perspectiva de fechamento, há muitas chances de que existam outras cavernas como esta no mundo. “É um lugar glorioso, parece uma exposição de arte moderna”, disse o professor em entrevista no programa How the Earth Made Us (“Como a Terra nos moldou”, em tradução livre).

Caverna de cristais
Reprodução
Caverna de cristais
Reprodução
Caverna de cristais
Reprodução
Caverna de cristais
Reprodução

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui