Um tipo de carrapato pode transformá-lo em vegetariano, ou minimamente obrigá-lo a se tornar um. Uma espécie conhecida nos Estados Unidos como Lone Star tick (Carrapato-estrela-solitária, em tradução livre), está se espalhando pela América do Norte e causando preocupação nas pessoas. Isso porque o bicho faz que o seu hospedeiro desenvolva alergia ao ingerir carne.

Carrapato que gera alergia à carne
Reprodução/NBC

O caso, divulgado recentemente pela rede de TV Americana NBC, revelou que o problema já havia sido diagnosticado em outros anos, mas com intensidade menor. A situação se agrava principalmente por poucos pacientes parecem estar cientes do risco, e até mesmo para os médicos demorarem a reconhecê-lo.

Pesquisadores acreditam que alguns outros tipos de carrapatos também podem causar alergias de carne; casos foram relatados na Austrália, França, Alemanha, Suécia, Espanha, Japão e Coréia.

A origem do problema, e da arma do parasita, está em uma substância chamada galactose-alfa, presente nas carnes, e produtos que usam leite. A galactose, no estômago, não causa nenhum dano, mas ao entrar na corrente sanguínea faz com que o corpo reaja de modo enérgico. O corpo entende que esse açúcar no sangue é algo estranho e começa a tentar eliminá-lo através da ação de potentes anticorpos.

Mas uma picada de carrapato desencadeia uma resposta do sistema imunológico, e nesse estado elevado de alerta, o corpo percebe o açúcar do carrapato transmitida ao sangue e pele da vítima como uma substância estranha, e produz anticorpos para ele. Isso prepara o palco para uma reação alérgica a próxima vez que a pessoa come carne vermelha e encontra o açúcar.

Ainda de acordo com uma reportagem da NBC, as reações começaram a ser tratadas com anti-histamínicos, para aliviar a coceira, ou adrenalina intravenosa.

26 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui