Binti Jua era uma fêmea de gorila que vivia, nos anos 1990, no jardim zoológico de Brookfield, no estado de Illinois, Estados Unidos. O animal é conhecido por um incidente em que ela salvou um menino de três anos que caiu dentro da ala onde a gorila e outros animais ficavam. 

Gorila salva criança
Reprodução/YouTube

O caso aconteceu em 16 de agosto de 1996, quando ela tinha oito anos de idade. Um menino de três anos escalou o muro em volta dela, no cerco do jardim zoológico, e caiu próximo à Binti. Ele ficou inconsciente depois da queda e quem via a cena do lado de fora das grades entrou em desespero.

A história, que rendeu até um mini documentário, conta que Binti caminhou para o lado do menino enquanto as equipes de resgate se aproximavam. Outra gorila fêmea maior se aproximou, e Binti teria impedido que ela chegasse perto da criança. O animal ficou “abraçado” com a criança até que ela fosse retirada do fosse em segurança.

Após o acontecido, iniciou-se um debate a respeito da ação da gorila Binti Jua, se tratava-se apenas de um comportamento para o qual ela já foi treinada ou se era uma clara demonstração de empatia animal. As opiniões eram divergentes, entretanto, o primatologista Frans de Waal alegou que a atitude foi uma demonstração de empatia, algo já observado outras vezes no mundo animal, não apenas em meio a grupos de gorilas.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui