Depois de 21 anos sem registrar ocorrências, o Estado do Mato Grosso do Sul teve o primeiro caso de raiva humana. O paciente, de 38 anos, está em estado grave no Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
De acordo com os médicos divulgadas à Agência Brasil, o homem foi mordido há mais de 40 dias por um cão infectado com raiva na cidade de Corumbá, no interior do estado. Ele só procurou atendimento médico no último dia 13. Após o diagnóstico, ele foi transferido para o hospital universitário, em Campo Grande.
Este é o primeiro caso de raiva humana no Estado desde 1994. Segundo informações do hospital, a equipe aguarda a chegada de medicamentos, que serão enviados de Brasília para a capital sulmatogrossense, na tentativa de reverter o quadro do paciente que está em coma induzido.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, Corumbá vive um surto de raiva animal, o que fez a Secretaria Municipal de Saúde intensificar ações de combate à doença. Segundo a pasta, nove casos de raiva canina foram confirmados e o Centro de Controle de Zoonoses trabalha em regime de plantão para vacinação e captura de animais com alterações neurológicas. Há plantão também de médicos veterinários.
……….
provavelmente isso veio a acontecer porque o governo descontinuou o programa de vacinação animal.
Realmente, onde eu moro, não tem vacina há 2 anos! E quando tem, é por algumas horas e sem aviso de onde será.
Ainda bem que vacinamos as gatas, Caiko.
Gabriela Ambrosino
O cara ainda esperou 40 dias…
Já vi gente que achava que a vacina da raiva era uma vez só em cães, não faziam todos os anos, tem muito disso por aí ainda.
Bruna Carvalho,Daniela Bello, Dora De Camargo Andrade Drake, Thiago Remorino, Renato Caleme, Larissa Caetano, Neila Bonfim, Julia Gomide
Segura a bomba que está por vir
Preocupante, pois certamente a prevenção falhou e foi descoberta. Imaginamos os cães que estão infectados e não diagnosticado.
Há uns 6 anos mais ou menos um veterinário morreu em Uberlândia.
Hellen Camila Araujo
Só há registro de um caso, no mundo todo, da doença já instalada e q houve cura. Foi no Brasil há vários anos.
:/
Suziele Galdino
Mayra Leassis
Maristela Santos Pereira Flávia Pereira Braz
também,é burro.assim que foi mordido já devia ter ido ao médico.