A malaquita é um mineral do grupo dos carbonatos considerado um dos mais belos do mundo. A beleza do material faz também que ele seja uma peça de luxo em diversos lugares do mundo. Entre os produtos que são produzidos com a malaquita estão tampas de mesas, brincos, colares e ainda há aqueles que usam a pedra bruta como enfeite decorativo.

reprodução/M.Schuffer

As malaquitas possuem dureza entre 3,5 e 4 na Escala de Mohs. Ela é constantemente comparada à azurita, outro mineral semelhante à pedra, com exceção da cor. Ambas possuem sistema cristalino monoclínico, e frequentemente forma massas botrioidais, fibrosas ou estalagmíticas. É um mineral comum que pode ser encontrado em zonas superiores de veios de cobre.

reprodução/Departamento de Geologia da UFRJ

Produção da malaquita

No Brasil, o mineral pode ser encontrado Rio Grande do Sul e em São Paulo. Atualmente, de acordo com um levantamento da La Gran Enciclopedia de los Mineraleso, o principal produtor de malaquita é a República Democrática do Congo. Entre outros produtores estão Zimbábue, Namíbia, Austrália, Chile e Estados Unidos.

Pedras produzidas a partir da malaquita (divulgação)

13 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui