Os olhos mais complexos do reino animal pertencem às lagostas-boxeadoras (Odontodactylus scyllarus), que são consideradas um dos animais mais violentos do planeta. Nativas do Oceano Pacífico, esses animais possuem três pontos focais e são capazes de enxergar do espectro ultravioleta ao infravermelho, sendo os únicos olhos do mundo que possuem essa capacidade de percepção.

Wikimedia Commons

O olho humano, por exemplo, contém milhões de células fotorreceptoras, como os cones, que nos permitem enxergas as cores. Nossos olhos possuem três tipos desses receptores, que respondem à luz azul, verde e vermelha, que nos fazem perceber o espectro de cores que vemos. Já os cães contam com apenas dois tipos de cones e é por esse motivo que eles vêm tons de verde, azul e um pouco do amarelo. As borboletas possuem cinco desses cones, o que quer dizer que elas podem enxergar cores que o nosso cérebro é incapaz de perceber. Contudo, as incríveis lagostas-boxeadoras possuem 16 destes cones.

Wikimedia Commons

Elas costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais e se alimentam de diversos peixes. Mesmo sendo relativamente pequenas (de 15 a 30 centímetros), esses animais são um verdadeiro pesadelo dos oceanos. A lagosta-boxeadora possui duas patas na parte dianteira que, quando acionadas, são capazes de disparar um golpe com a mesma aceleração de um disparo de uma arma do calibre 22 e força de impacto de 60 kg/cm3. Isso tudo em menos de 1/3.000 de segundo.

Flickr/James van den Broek

O movimento das patas deste animal é tão rápido que ele causa um fenômeno conhecido como supercavitação, um fenômeno hidrodinâmico que é produzido quando um objeto se move a uma grande velocidade em um fluido líquido.

VÍDEO

Veja um vídeo que mostra o traços do animal, como o seu soco, considerado o mais rápido do mundo.

21 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui