Três representante de gato-pescador (Prionailurus viverrinus) foram fotografados no Camboja por um grupo conservacionista após não serem vistos na natureza por 12 anos. Os felinos correm alto risco de extinção e são nativos de regiões da Indochina, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Sumatra e Java.

Prionailurus viverrinus
(Foto: divulgação)

De acordo com informações da agência EFE, um grupo de pesquisadores conseguiu fazer o registro através uma armadilha fotográfica instalada nas reservas naturais de Peam Krosaop, na província de Koh Kong, e no parque Ream, na sulina província de Sihanoukville. Segundo o Centro Cambojano para a Conservação da Biodiversidade, as imagens são a segunda prova da existência do felino no país asiático desde 2003.

De acordo com Ret Thaung, líder do grupo conservacionista que captou os animais, os pesquisadores começaram um plano de conservação dos gatos-pescadores nos lugares onde foi registrada a sua existência.

Gato-pescador
(Foto: reprodução/Wikimedia Commons)

“Acreditamos que o gato-pescador tenha sido extinto no Vietnã, no Laos não há registros oficiais, e na Tailândia e Camboja há poucas informações sobre a espécie”.

Entre os principais motivos para a possível extinção destes animais está o contrabando e a destruição do seu habitat natural, segundo levantamento feito pela Associação para a Defesa da Natureza WWF.

15 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui