Um representante de tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) foi o primeiro da espécie no Brasil a receber uma prótese de bico em 3D totalmente fabricada no país. O animal, que recebeu a prótese no último dia 24 de julho, precisou da operação após quebrar o bico ao se chocar com a janela de um prédio.  O processo levou cerca de uma hora e foi planejado em pouco mais de duas semanas.

(Foto: Roberto Fecchio/Arquivo Pessoal)

Segundo informações do G1, o material que produziu o novo bico é chamado de PLA, composto por ácido poli lático, derivado do milho, e foi impresso no litoral paulista e levado até Jundiaí, no interior de São Paulo. De acordo com o designer Cícero Moraes, que projetou o bico, o material que encaixou no tucano é vazado com dois centímetros para dentro e a parte debaixo é fechado.

Leia também: Tartaruga tem mandíbula restaurada com ajuda de impressora 3D

(Foto: Roberto Fecchio/Arquivo Pessoal)

“Ele tem cerca de 10 centímetros no total e contém poucas gramas, bem leve”.

Para a criação do bico foi utilizada uma técnica conhecida como fotogrametria, geralmente usada por arqueólogos e adaptada para refazer crânios, cenas de crimes e até construções arquitetônicas.
O médico veterinário Roberto Fecchio, especialista em tratamento odontológico de animais selvagens e responsável pela operação, explicou a implantação de próteses em animais é uma prática nova, frisando a importância de se criar alternativas para salvar vidas.

(Foto: Roberto Fecchio/Arquivo Pessoal)

“Esse tucano não conseguia comer, então, se não fizéssemos a operação ele literalmente morreria de fome. Tínhamos que pensar em algo que o ajudasse”.

Antes do tucano receber o bico efetivamente, ele passou por uma primeira tentativa de cirurgia, que não obteve sucesso porque a prótese quebrou no momento da inserção. Na segunda tentativa, um novo molde foi criado, atingido os tamanhos exatos que não prejudicassem o animal.

(Foto: Roberto Fecchio/Arquivo Pessoal)

47 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui