Um novo projeto pode ajudar a ampliar o acesso a água potável em locais afetados pela falta de chuvas em todo o mundo. Desenvolvido na Itália, o projeto foi criado pelo arquiteto e designer Arturo Vittori, que produziu uma espécie de torre de cerca de 10 metros de altura que coleta água adequada para beber a partir do ar. Batizado de WarkaWater, o projeto foi concebido, inicialmente, para comunidades rurais em áreas da Etiópia, na África, que sofrem com a falta de água limpa.
Segundo informações do site oficial do projeto, do Architecture and Vision, a torre pesa em torno de 90 quilos e possui cinco módulos que podem ser construídos pelos próprios moradores das comunidades beneficiadas. Além disso, a sua estrutura é feita de materiais recicláveis e biodegradáveis e não há necessidade de usar equipamentos elétricos ou andaimes para a sua montagem.
De acordo com o escritório de Vittori, Architecture and Vision, o formato de cone melhora a estabilidade e otimiza o transporte e armazenamento da torre. A estrutura em formato de “coroa” sobre a torre foi projetada para espantar pássaros e manter a água protegida destes animais. A torre tem capacidade para coletar cerca de 100 litros de água potável por dia por meio de um tecido especial que fica no interior da torre. Cada unidade custa US$ 500.
Rafael Christiano já podemos trabalhar juntos
Stefany Bonilha
Bruno
Eduardo
CARALEOOOOOOOO!!!! JA existe isso..nao tinha nocao que dava pra captar as moleculas de H2O gasosas e condensar!!!
WOWWW
Na forma de agua potavel!!!
Samir Henrique Cabral
Felipe Brasil explica essa parada rsr