Um raro representante da espécie ‘Megachasma pelagios‘ conhecido popularmente como tubarão-boca-grande (Megamouth, em inglês), foi encontrado por pescadores das Filipinas nesta semana e chamou a atenção de toda a comunidade científica. O espécime encontrado, segundo os pescadores, já sem vida, tinha 4,5 metros.

Megachasma pelagios
Foto: Reuters/Rhaydz Barcia

Segundo informações da imprensa local, ele foi capturado acidentalmente nesta quarta-feira (28) na costa da região central das Filipinas. A espécie pode chegar a até 5,2 metros e viver por até 100 anos.

Para retirar o corpo do animal da água, foi preciso usar um tipo de maca com cabos de aço. O Departamento de Pesca e Recursos Aquáticos da província de Albay, nas Filipinas, vai abrir uma investigação para determinar a causa da morte do exemplar.

Megachasma pelagios
Foto/Reprodução: Arkive.org

O anúncio da descoberta do raro ‘Megamouth‘ aconteceu pouco tempo depois do achado de outro espécime de tubarão também raro, o tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus). O animal foi encontrada no início de janeiro deste ano na Austrália e a sua espécie tem mais de 80 milhões de anos.  Leia sobre o achado do tubarão-cobra clicando aqui.

Chlamydoselachus anguineus
Também raro, espécime de tubarão-cobra foi encontrado na Austrália por pescadores (Foto/Divulgação)

Raridade

O tubarão-boca-grande é considerado uma espécie de tubarão extremamente rara por, principalmente, habitar águas profundas e assim ser muito difícil achá-lo. Descoberto em 1976, apenas alguns foram vistos desde essa data.

Megachasma pelagios
Foto/Reprodução: Arkive/Bruce Rasner

Como o tubarão-elefante e o tubarão-baleia, alimenta-se por filtração, nadando com a sua enorme boca aberta, sugando a água para obter Plâncton e medusas.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui