Um levantamento recente divulgado pelo Governo Federal apontou que quase 40% da água tratada no Brasil é perdida antes mesmo de chegar nas torneiras dos consumidores. Apenas na Grande São Paulo, a água que se perde antes de chegar nas torneiras das casas daria para abastecer mais de 6 milhões de pessoas.

Divulgação

Uma reportagem do Bom dia Brasil, da Rede Globo, abordou o caso junto a Sabesp, que diz consertar, por dia, mais de 1.300 vazamentos de água. Em uma visão geral, em todo o país, os vazamentos são um dos maiores problemas para fazer a água se perder antes de ser consumida.

Segundo a empresa, em 2013, se perdeu 20,3% da água nos 31 munícipios que atende na região de metropolitana de São Paulo. A concessionária também contabiliza 10,9% de perdas com gatos, fraudes e problemas em hidrômetros. A perda total, segundo a empresa, é de 31,2%.

A conta do Ministério das Cidades mostra um desperdício maior no mesmo período: 32,8% na área atendida pela Sabesp. A média nacional, em 2013, foi de 37%.

“Em alguns casos, a água é retirada de uma represa que provavelmente está longe da cidade. É tratada e ao vazar, ela pode infiltrar no solo, ela pode cair em um rio que não necessariamente vai ser um rio limpo, então essa água não vai voltar para o sistema de abastecimento”, explica a coordenadora da Aliança pela Água, Marússia Whately.

Ainda de acordo com a Sabesp, já há um investimento de R$ 6 bilhões no programa de redução de perdas de águas no período de 2009 a 2020. E que já atingiu redução de 9% nos últimos dez anos.

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui