Um raro representante de tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus) foi encontrado recentemente nas águas do sudeste da Austrália por um grupo de pescadores. A informação foi confirmada por meios de comunicação locais e oceanários do país. 

(Foto: www.setfia.org.au/Divulgação)

O achado movimentou o meio científico que pesquisa estes animais principalmente pela dificuldade de se encontrar tubarões desta espécie. O animal, que existe há mais de 80 milhões de anos, tem o corpo parecido com o de uma enguia, além do aspecto pré-histórico.

Leia também: Os incríveis tubarões-duendes

Este tubarão tem cerca de 300 dentes distribuídos em 25 fileiras. Já foram encontrados fósseis dessa espécie com mais de 80 milhões de anos. Alguns apelidam este tubarão como fóssil-vivo, por fósseis da espécie terem sido encontrados antes mesmo que representantes vivos da espécie fossem registrados.

(Foto: www.setfia.org.au/Divulgação)

O exemplar, de cerca de dois metros de comprimento, foi capturado perto dos lagos Entrance, no estado australiano de Victoria, e segundo Simon Boag, da Associação da Indústria de Pesca com Rede do Sudeste (SETFIA), é a primeira vez que o animal é visto na região.

“Realmente parece que existe há 80 milhões de anos. Tem um aspecto pré-histórico, parece ser de outro tempo”, disse Boag à emissora local “ABC”.

Os cientistas da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade da Austrália (CSIRO) confirmaram que se trata de um tubarão-cobra, uma espécie conhecida pela comunidade científica, mas raramente avistado por pescadores. Geralmente este animal é visto em profundezas de mais de 1,2 mil metros, embora o exemplar capturado estava a cerca de 700 metros.

Foto/Divulgação

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui