Na genética, o quimerismo é, em termos simples, o resultado de dois conjuntos de células diferentes que se juntaram durante o desenvolvimento embrionário. Isso causa a formação de animais ou humanos considerados quimeras, casos raros no mundo.  Apesar de o resultado ser um único organismo, ele irá conter características distintas que já estavam a se formar nos embriões, independentes em um momento anterior.

O quimerismo é associado muitas vezes ao mosaicismo, um fenômeno biológico onde o mesmo indivíduo também apresenta células geneticamente diferentes. Porém, o motivo para isso acontecer não é uma fusão de células de indivíduos diferentes como o quimerismo, mas sim uma modificação genética (mutações gênicas ou cromossômicas) de células que são de um mesmo ser.

A gata Vênus

reprodução/Facebook Amazing Chimera cat

Está é Vênus, uma gata que vive na Carolina do Norte (EUA). O animal possui três colorações diferentes, e seu rosto é dividido meio a meio entre o preto e o amarelo. O animal é um caso de quimerismo que ficou famoso na internet e ganhou até página no Facebook.

reprodução/Facebook Amazing Chimera cat
reprodução/Facebook Amazing Chimera cat

O periquito Twinzy

reprodução/Facebook Amazing Chimera cat

Twinzy é um periquito quimera que ganhou repercussão através de uma publicação feita na própria página da gata Vênus. O animal possui metade do corpo azul e a outra metade verde.

A lagosta Halloween

New England Aquarium/Emily Bauernseind/AP

Uma lagosta recebeu o apelido de Halloween após ser encontrada em 2012 por um pescador em de Massachusetts, nos EUA. O nome veio pelas duas cores que o animal é dividido, entre laranja e preto. O animal vive hoje no Aquário New England, em Boston.

New England Aquarium/Emily Bauernseind/AP

109 COMENTÁRIOS

  1. QUIMERISMO
    Hermafroditas humanos

    Incidência – Desconhecida.
    Total de casos – Cerca de 40 desde 1953.
    Mortalidade – Desconhecida.
    Tratamento – Desnecessário, exceto nos casos de reações autoimunes (tratados com medicamentos imunossupressores).

    Quantas pessoas de olhos verdes você conhece? Provavelmente algumas. E de olhos azuis? Mesma coisa. Mas quantas você já viu com um olho verde e o outro azul? Quando encontrar com alguém que apresente essa anomalia, pode apostar: a pessoa em questão provavelmente é o que os médios chamam de quimera. A palavra vem da mitologia grega e se refere à mistura de dois animais em um único ser vivo. Quimeras humanas, no entanto, existem de verdade. São raríssimas. Mas estão por aí, desafiando os cientistas a encontrar uma explicação definitiva para a causa desse fenômeno.

    Cor dos olhos é apenas um exemplo. Nos casos mais fascinantes e surpreendentes, o quimerismo pode dar origem a indivíduos hermafroditas, com órgãos genitais dos dois sexos. Por enquanto, sabe-se que quimeras com essa característica são o fantástico produto da fusão de dois zigotos no útero, antes que eles completem 4 dias de desenvolvimento (depois desse tempo, o resultado da gestação costuma ser gêmeos siameses). Nem sempre, porém, o efeito dessa fusão é o hermafroditismo. A primeira quimera humana de que se tem notícia, por exemplo, nada tinha de hermafrodita. O caso foi identificado em 1953, no Reino Unido – e a paciente, em vez de dois sexos, apresentava dois tipos sanguíneos.

    O quimerismo não é considerado uma doença, mas pode levar ao desenvolvimento de males autoimunes. Correm esse risco, por exemplo, aqueles indivíduos originados da fusão de zigotos com genótipos “incompatíveis”. Mas, à exceção desses casos, quimeras humanas tendem a levar uma vida absolutamente normal. E mais: a não ser que apresentem olhos de cores diferentes ou mais de um tipo sanguíneo, entre outras características denunciantes, elas mesmas podem jamais descobrir que são quimeras.

  2. QUIMERISMO
    Hermafroditas humanos

    Incidência – Desconhecida.
    Total de casos – Cerca de 40 desde 1953.
    Mortalidade – Desconhecida.
    Tratamento – Desnecessário, exceto nos casos de reações autoimunes (tratados com medicamentos imunossupressores).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui