Um vídeo divulgado por um grupo de mergulhadores recentemente ganhou repercussão por mostrar um ser misterioso em uma exploração oceânica no Golfo do México.
+ A perigosa colônia Caravela-portuguesa
De acordo com relatos na descrição do vídeo, inicialmente os mergulhadores acreditavam que o achado se tratava de um pedaço de plástico. Contudo, ao se aproximarem, perceberam que o ser era um raro exemplar conhecido como Siphonophora, uma ordem dos hidrozoários. O ser, na verdade, se trata de uma colônia.
Essas colônias costumam habitar regiões profundas e possuem cores que vão do vermelho ao laranja. O encontrado na expedição, no entanto, possui tons de roxo e azul. Os sifonóforos, como são chamadas as colônias da espécie, pertencem a família das águas-vivas, dos corais e dos hidróides. Os zooides, como são chamadas as criaturas individualmente, integram a colônia com funções individuais específicas, alternando alimentação, locomoção e reprodução. As informações são baseadas com dados da siphonophores.org.
O exemplar mais famoso de sifonóforos é a caravela-portuguesa (Physalia physalis). Ao contrário do espécime encontrado no vídeo, estas se localizam mais próximo à superfície.
Rafael Iebra
Fantástico!