Você provavelmente ouviu falar sobre as crateras que surgiram na Rússia em julho. A primeira apareceu na província de Yamal, na Sibéria, seguida de outras duas que surgiram em regiões próximas. Contudo, o mistério pode ter sido resolvido: acredita-se que a aparição misteriosa seja resultado de uma explosão de gás metano.
Um artigo publicado na revista Nature explica que um degelo lento e constante na região da cratera pode ter causado uma explosão do gás. De acordo com o arqueólogo do Centro Científico de Estudos do Ártico em Salekhard, Andrei Plekhanov, o ar dentro da cratera tinha uma concentração alta de metano, acima de 9,6%, sendo que o normal seria de apenas 0.000179%.
Para pesquisadores, o motivo mais aceito para esse aumento anormal dos níveis de metano é o aquecimento global. O local em que a cratera apareceu, Yamal, teve dois verões atípicos em 2012 e 2013, com temperaturas acima da média. Como as temperaturas subiram, o gelo permanente pode ter derretido e liberado o metano que estava preso no chão próximo ao buraco.
Apesar de a teoria ser aceita por muitas pessoas, os cientistas vão continuar com as pesquisas nos buracos. As outras duas crateras que apareceram na Rússia ainda não foram suficientemente analisadas para que se chegasse a alguma conclusão, mas é provável que o cenário em que elas surgiram seja bastante parecido com o da primeira.
É sempre gás…. Sem graça
Ai Kepler Falk
fim do mundo AUHSHUSAHUASHUASHUS
Karoliina Sousa!!