O peixe-mandarim (Synchiropus splendidus) é um peixe perciforme de água salgada que mede de 6 a 10 centímetros e que ficou conhecido em aquários por conta de sua coloração chamativa. Possui cores fortes, brilhantes e desenhos organizados agressivamente em sua pele. Essa característica serve como mecanismo de defesa contra predadores, indicando que a carne do peixe-mandarim tem gosto ruim, já que seu corpo produz um muco viscoso de gosto e cheiro horríveis.

Synchiropus splendidus
Reprodução/aquariumnetwork

No mar, vive escondido em fendas nos recifes de coral e alimenta-se de pequenos animais marinhos que passam próximos ao seu esconderijo. Também é encontrado, com menos frequência, em águas rasas protegidas, como lagoas costeiras e pequenas baías.

Synchiropus splendidus
Foto: LUC VIATOUR/WWW.LUCNIX.BE, CC BY-SA

Quando o macho de peixe-mandarim quer acasalar, ele levanta sua nadadeira dorsal e nada em volta de sua companheira, aproxima-se dela e agarra sua nadadeira peitoral com a boca. Os dois ficam nadando ligados até alcançarem a superfície, onde soltam-se e expelem o esperma e os óvulos que se unem para formar os ovos.

Synchiropus splendidus
Foto: LUC VIATOUR/WWW.LUCNIX.BE, CC BY-SA

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui