Com o apoio de mais 100 especialistas, um adolescente holandês de 19 anos teve uma ideia que, se colocada em prática, pode limpar grande parte dos oceanos do mundo.
O jovem Boyan Slat criou o projeto The Ocean Clean Up que visa combinar barreiras flutuantes em forma de V – que seriam presas ao fundo do mar por âncoras – e que usariam espécies de braços para coletar lixo a uma profundidade de até três metros.
Por não usar redes, o projeto não prejudica a vida marinha e também é inofensivo para animais, outra questão importante da ideia. No site oficial do projeto, Boyan conta que teve essa ideia quando estava mergulhando na Grécia. Ele ficou frustrado ao se deparar com mais sacolas plásticas do que peixes.
De acordo com o estudo do projeto divulgado no site do projeto, seriam recolhidos 65 metros cúbicos de lixo a cada dia. Depois de 45 dias, um navio seria responsável por recolher o material coletado.
Contudo, o projeto ainda tem falhas. Com a ideia, Slat ainda não conseguiu desenvolver uma forma para como coletar partículas pequenas de lixo.
Para por a ideia em prática, ele iniciou uma campanha de financiamento para arrecadar US$ 2 milhões. Até agora, 32% da meta já foi atingida.
Se alcançar o financiamento, o projeto deve montar e executar a ideia. A manutenção do material será feita por meio da reciclagem do que for tirado do oceano.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
Thais Costa Yuri Oliveira Henrique Delano De Matos ELisângela Távora Elizabeth Guimaraes Lais Pereira Carvalho Tatiane De Sousa Doe Medula Óssea Mariana Andrade
Incrível…
<3 :O
Exemplo esse carinha 🙂
melhor que limpar seria nao poluir…muito mais economico
Infelizmente nibguem vai usar, poisnão beneficia politicos.