Celacanto é o nome dado à peixes pertencentes ao grupo dos Sarcopterígios, parentes de várias espécies que foram extintas no período devoniano, compreendido entre 416 milhões e 359 milhões de anos atrás.
O animal saiu da lista de animais extintos em meados de 1930, quando um celacanto foi descoberto no litoral da África do Sul e passou a receber o apelido de “fóssil vivo”. Atualmente, pesquisas apontam que as únicas duas espécies vivas destes animais são a ‘Latimeria chalumnae’ e ‘Latimeria menadoensis’, encontradas no Oceano Índico.
A designação do nome ‘fóssil vivo’ nestas espécies foi dada por fósseis destes animais terem sido encontrados muito antes da descoberta de um espécime vivo. Sua característica mais importante é a presença de barbatanas pares (peitorais e pélvicas). Suas bases são pedúnculos musculados que se assemelham aos membros dos vertebrados terrestres e se movem da mesma maneira. São os únicos representantes vivos da ordem Coelacanthiformes.
Marco Antonio Zanoni, não consigo não lembrar de você!
relicanth
pokemon shuashuashuashua
Lindo exemplar!!
Maravilhoso!!
vê-se logo que tens mau gosto
Fabiana Cabral
Latimeria..
A ciência moderna não usa mais o termo fóssil-vivo, por uma série de razões. Se quiser pesquisar mais sobre isso, veja esse artigo: http://www.moodle.ufu.br/pluginfile.php/25035/mod_forum/attachment/32162/Romano_riff_oliveira-_fossil_vivo.pdf
nao tem nada a ver comparado com a Wikipédia
Muito bacana! Apenas uma correção: “nome dado à peixes” não recebe crase. O correto é: nome dado a peixes. 😉
Parente do Muca Muriçoca