A Aranha-golias-comedora-de-pássaro (Theraphosa blondi), considerada a maior aranha do mundo em massa corporal, é endêmica da Amazônia e encontrada na Guiana, Suriname e Venezuela.

Aranha-golias-comedora-de-pássaro
SOUTH FLORIDA DAILY/2007

Conhecida também como aranha-golias ou tarântula-golias, é popular entre criadores de aranhas. Estes aracnídeos podem ter mais de 30 centímetros e é uma espécie que, por ter comportamento agressivo, só deve ser manipulada por pessoas especializadas.

+ 11 aranhas surpreendentes do reino animal
+ Ensaio revela as super-teias feitas por aranhas em Wagga Wagga

De acordo com informações do Natural History Museum, a referência ao nome “comedora de pássaro” é errônea, uma vez esta grande tarântula não costuma comer aves. Em vez disso, sua dieta consiste basicamente de insetos e outros invertebrados, incluindo minhocas. Contudo, estes aracnídeos também podem comer pequenos vertebrados, como lagartos e sapos.

Theraphosa Blondi
© G Beccaloni

Estas aranhas possuem órgãos estriduladores, o que as permite fazer um barulho esfregando partes do corpo quando se sente ameaçada. Seu abdômen é extremamente urticante e sua picada é muito dolorosa devido ao tamanho de suas quelíceras, localizadas ao lago da boca (podem passar de dois centímetros de comprimento). Esses animais podem viver mais de dez anos.

As aranhas-golias possuem visão baixa e detectam suas presas sentindo as vibrações no solo. Como outras tarântulas, a Golias é mais ativa durante a noite, com tendências a caçar dentro de uma área limitada em torno de sua toca.

Theraphosa Blondi
Wikimedia Commons

‘Heteropoda maxima’

Aranha mais larga do mundo
Wikimedia Commons

Em envergadura, considera-se normalmente a espécie ‘Heteropoda maxima’ como mais larga que a Golias.

123 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui