A Perereca de vidro (Cochranella euknemos) pertence à família Centronelidae e é um animal conhecido principalmente por possuir parte da pele do abdômen quase totalmente transparente, que nos permite ver dentro de seu pequeno corpo. Estes animais são costumeiramente como anfíbios transparentes ou anfíbios de vidro.

Anfíbios transparentes
Reprodução/Project Noah/Jonathan Sequeira

 Medindo cerca de 5 centímetros de comprimento, estes animais se alimentam de pequenos insetos, larvas, aracnídeos e por vezes podem comer seus próprios filhotes quando o alimento é escasso. Eles vivem a maior parte do tempo em árvores e arbustos ao longo de córregos, rios e riachos.

Anfíbios transparentes
Reprodução/Project Noah/Jonathan Sequeira
Anfíbios transparentes
Reprodução/Project Noah/Jonathan Sequeira

ESPÉCIE BRASILEIRA

perereca-transparente-brasileira
Reprodução/PEA/Info Abril

Uma espécie de perereca transparente (Hyalinobatrachium crurifasciatum) foi encontrada no Brasil a pouco tempo, mas já corre risco de extinção. Uma reportagem da Info Abril revelou que o animal descoberto na Amazônia é menor que outras espécies espalhadas pelo mundo, possuindo apenas três centímetros de comprimento.  O animal foi descoberto pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

O risco de extinção do animal aumentou porque a perereca transparente vive em florestas nativas, às margens de pequenos igarapés, tipo de curso d’água muito comum na Amazônia e constantemente desmatado de forma ilegal para fins agropecuários.

23 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui