O fotógrafo pernambucano Alexandre Severo acompanhou a realidade de um caso de extrema raridade que aconteceu em Olinda, no nordeste do Brasil. Uma família negra teve cinco filhos, onde três deles são albinos. O trabalho do fotógrafo foi realizado em três dias, onde ele acompanhou a realidade da família que vive em uma comunidade pobre e as dificuldades de Kauan, 5 anos, Ruth Caroline, 10, e Esthefany Caroline, 8, que tem de se esconder da luz do sol todos os dias.
De acordo com informações do Jornal do Commercio, que divulgou o trabalho de Severo, além do problema de fugir da luz, a família tem que conviver com a dificuldade de conseguir comprar protetor solar para todos os filhos.
O professor do Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco, Valdir Balbino, rabisca um cálculo rápido. Os dois são heterozigotos, possuem pares de genes que apresentam um gene diferente do outro. O pai e a mãe têm um gene dominante e outro recessivo. Cada filho herda metade de carga genética do pai e a outra metade da mãe. “Com dois pais heterozigotos, a chance de cada filho ser albino é de 25%.” Há outra conta. A chance de os pais das crianças, entre os quatro primeiros filhos, terem produzidos três deles albinos era de 1,5%. O gene recessivo, que apresenta o defeito, ocasiona um problema na enzima tirosinase, responsável pela síntese de produção de melanina, pigmento responsável pela coloração e proteção de olhos, cabelos e pele. “Pelo caso apresentado, se os pais são negros, os meninos são tão negros quanto eles. Etnicamente e geneticamente. Só não produzem melanina.”
GATINHOOO <3
Quê que o meu gato tá fazendo na sua casa?
Heider Santos
Já e os três filhos nasceram albinos, genética é surpreendente!
Custódio Silva
eu ja tinha visto no globo reporter(ou no fantastico) slá em um progama de tv ‘-‘
pulada de cerca nervosa uaehuashaue
Ja vi eles na tv ^^,
deve ser uma mutação gênica né? Ou os pais têm algum alelo recessivo.
linda foto!!!
Eu já tive uma aluna casada com outro aluno meu que eram negro e o seu segundo filho e albino
Realmente, a genética ainda e um grande segredo para toda a humanidade…
aa ( quem lembra?)
Na minha família tem, meus tios avos paternos são de Olinda e tiveram filhos albinos e o restante da família é´toda de negão ate a 3° geração OIAJOIAJOIAJA
ja !!!
Conheço…
Massa demais isso ai, Ana Carolina Everton
Só´Deus sabe mais do que os cientistas. Milagre maravilhoso.
Eu conheço, eu estudei com um e ele é do RJ.
Lindoooos!
Isso sim, é uma família em “branco e preto”……..kkkk
Uau
Gaby Favaretto Moraes , olha estas imagens que interessante
Grande perda para o mundo da fotografia..!
Olha Alexsandro Araujo Severo!
A genética pode explicar o que houve com essa família.Deve ser difícil pois as pessoas albinas não podem tomar sol e devem usar protetor solar.Também precisarão de acompanhamento psicológico pois a sociedade é cruel e vão zombar das crianças albinas.
Maurício Augusto
mto show amor..
Yasmin Barcellos
que fofinhos :3
o q o meu gato ta fazendo nessa foto? José Carlos Rocha haeuhue
Alguém pode explicar como que além de albinos as crianças têm cabelos lisos, olhos azuis e traços caucasianos? Porque os negros albinos que já vi mantêm todos os traços da raça. Além do que, a cor da pupila deveria ser vermelha.
Alan, também estranhei isso, mas creio que a família em questão não é “negra”. Deve se tratar de pessoas bem morenas com cabelos mais finos. No nordeste houve colonização holandesa, então é comum ver gente da pele morena/mulata dos cabelos finos, e também pessoas clarinhas dos cabelos afro/cacheado. Então acho que o autor do texto que se equivocou ao botar “família negra” no título.
Bilz, com relação a “família negra” o termo pode ser usado normalmente, mesmo se a toda a família tiver cabelo liso, pele clara, e olhos azuis, por exemplo, se ela tiver descendência negra e se identificar como tal, não se apegando apenas a características consideradas popularmente de negros, como cabelos crespos ou pele escura, mas considerando a sua descendência e própria identidade étnico-cultural. 🙂
Que incrível e sensacional é a natureza diferentemente lindo….
Crianças albinas geralmente nascem de famílias negras, pelo menos foi assim que aprendi. Mas as fotos são lindas e foi mesmo uma grande perda.
O gatinho :3
Khadija Alexandrino
http://www.saneamentoaguasdoamanha.com
Werner Plautz Holtrup não é so com ratos e ovelhas kakka
Natacha Nunes
*-*
Eu Posso ? O Quê ? Te Zuar