Algumas árvores estão na Terra há tanto tempo que presenciaram o nascer do sol mais de um milhão de vezes. Outras são tão grandes que possuem o peso de dez baleias azuis.
Nesta lista você encontra 8 espécies de árvores que tem algumas das características mais peculiares entre estes seres.
Maior Cajueiro do mundo
O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. Seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros.
Baobá
O Baobá é a árvore símbolo de vários países africanos, entre eles Madagascar e Senegal. Chega a alcançar 30 metros de altura e tem a capacidade de armazenar grandes quantidades de água dentro do tronco.
Sequoia gigante
A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. Ela cresce em média 50–85 m e 5–7 m em diâmetro. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. Entre os maiores tamanhos já registrados está um espécime que tinha 94,8 metros de altura e 17 metros de diâmetro.
Dragoeiro
A Dracaena cinnibari., conhecida pelo nome comum de dragoeiro, é uma planta originária da região biogeográfica atlântica da Macaronésia. Pode atingir centenas de anos de idade, produzindo árvores de grandes dimensões. Apesar de comum e muito apreciada como planta ornamental em jardins internacionais, o dragoeiro encontra-se vulnerável no estado selvagem devido à destruição do seu habitat.
Eucalipto Arco Íris
O Eucalipto Arco-íris é uma árvore de grande porte com tamanho variando entre 20 a 25 metros de altura. Nativo das Filipinas, Nova Guiné e Indonésia, seu grande atrativo ornamental é o caule bem cilíndrico e é revestido por uma casca marrom que no momento em que vai se desprendendo da árvore em fibras longas vai expondo o nova textura do tronco. Elas se misturam em cores verde brilhante e á medida que vai amadurecendo vão aparecendo nuances de cores azul, roxo, laranja e tons de marrom.
Figueira de bengala
A figueira-de-bengala (Ficus benghalensis) é uma espécie de figueira endémica do Bangladesh, Índia e Sri Lanka. Ela produz raízes aéreas delgadas que crescem até atingir o solo, começando então a engrossar até formarem troncos indistinguíveis do tronco principal. Deste modo, podem crescer até ocuparem vários hectares.
Castanheira
A castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa), também conhecida como castanheira-do-Pará, é uma árvore alta e bela, nativa da Amazônia. Ela pode ser encontrada em florestas às margens de grandes rios, como o Amazonas, o Negro, o Orinoco e o Araguaia, mas está ameaçada de extinção.
Apesar de estar presente em todos os nove países amazônicos (Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa), atualmente só é abundante na Bolívia e no Suriname.
Bristocone pine, a árvore mais antiga do mundo
Bristocone pine é uma espécie de pinheiro que vive, geralmente, a três mil metros de altitude, nas California’s White Mountains, nos Estados Unidos. Eles suportam temperaturas congelantes e ventos tão fortes que só conseguem crescer durante seis semanas por ano. São as árvores mais antigas da Terra. O indivíduo mais velho, Methuselah, foi descoberto em 1957 e acredita-se que tenha aproximadamente 4.600 anos. A localização dessa relíquia é mantida em segredo para evitar vandalismo.
Só tem um erro nessa reportagem; o maior cajueiro do mundo fica em Cajueiro da Praia-PI, e ao contrario do de Pirangi, esse é formado por apenas uma arvore, comprovado por testes de DNA. Testes de DNA também comprovaram que o de Pirangi são vários cajueiros que cresceram e se misturaram, dando a ideia de ser uma única planta.
E só comprovar cientificamente, e chamar os certificadores do Guiness book. Simples!
São dois erros então: “A castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa), também conhecida como castanheira-do-Pará”. O nome é castanheira-do-Pará, os “grandes” do Brasil estão tentando impor o nome de castanheira-do-Brasil.
Na verdade, é castanheira da Amazônia.