O fundo do mar ainda esconde muitas espécies desconhecidas e que, em um primeiro olhar, podem parecer estranhas. Entre as que já foram descobertas, estão alguns tubarões que chamam a atenção principalmente pela aparência. Nesta galeria, você confere cinco espécies de alguns gigantes que você, provavelmente, nunca ouviu falar.

Tubarão-peregrino

NATURE – NHPA

Chamando a atenção pela enorme boca, os tubarões-peregrinos (Cetorhinus maximus) são grandes criaturas que, apesar do corpo robusto, tem dieta exclusiva de plâncton. Estes animais costumam filtrar alimento enquanto se movem com as suas enormes bocas.

Esta espécie tem tamanho máximo de 12 metros e pode chegar a pesar cerca de 7.000 kg.

Tubarão-boca-grande

Tom Haight /SeaPics

Considerado como uma das espécies mais raras no mundo dos tubarões, o tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios) é um dos mais misteriosos membros da família destes animais.

Marcado pela característica da boca enorme e desforme, o tubarão-boca-grande, a exemplo do Tubarão-peregrino, é a terceira espécie conhecida de tubarões que se alimenta exclusivamente de plâncton. Desde que o primeiro exemplar foi capturado e examinado em 1976, apenas 22 animais desta espécie foram encontrados e muitos detalhes da sua vida são ainda desconhecidos.

Cação-anjo

Mark Strickland /SeaPics

Muitas vezes confundido com uma raia, o tubarão Cação-anjo é um peixe das profundezas que passa grande parte do tempo enterrado em solos arenosos durante o dia.

Embora sejam de grupos bastante diferentes dos da raia, estes animais acabam partilhando muitas características, como o esqueleto cartilaginoso. Estes tubarões chegam ao máximo a 150 cm de comprimento e podem pesar 27 kg.

Tubarão-serra

Marty Snyderman /SeaPics

Estes animais têm como característica o uso do focinho para sondar fundos arenosos atrás de presas. Quando encontram, eles atacam golpeando-os com suas serras.

Este animal possui a maxila superior alongada em uma longa lâmina estreita, com dentes alternadamente grandes e pequenos de cada lado. Na base do focinho existem dois longos barbilhos, uma espécie de bigode no animal.

Algumas espécies de tubarão-serra são muito valorizadas como iguarias, especialmente no Japão.

Pata-roxa

Stockbyte

O pata-roxa é pertencente a uma das menores e mais abundantes espécies de tubarões encontradas na região do Atlântico Norte. pata-roxa só cresce até 1 metro e pesa no máximo 3 quilos. No entanto, ele partilha muitas características dos seus primos maiores e mais conhecidos, como o tubarão-tigre, além de ser um predador caracterizado pela agressividade.

As fêmeas desta espécie chegam a colocar até oito ovos por semana durante a época de reprodução. Eles são depositados dentro de invólucros conhecidos como bolsas de sereia, que muitas vezes acabam chegando à costa, nas praias ou rochedos.

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui