Seja em roupas ou na pintura de uma parede, a mistura de cores sempre chama a atenção. E com os animais não é diferente. Em algumas espécies, as cores fortes servem como aviso que o animal é venenoso. Em outras, apenas um atrativo a mais para ressaltar a beleza do animal.

Confira uma lista de animais coloridos da natureza que parecem até terem sido pintados à mão.

Camaleão Velado

reprodução/Cutest paw

Os camaleões (pertencentes à família Chamaeleonidae) são uma das mais conhecidas famílias de lagartos. Embora sua camuflagem natural sirva a vários propósitos, a principal função da mudança de cor é para alertar os vizinhos do perigo.

Pássaro Diamante

intn vs/Flickr

O Pássaro Diamante de Gould (Erythrura gouldiae), natural da Austrália, chama a atenção pela mistura de cores nas suas penas.

Lagarto azul e vermelho

divulgação

Comumente conhecido como Lagarto-homem-aranha (Agama mwanzae), o animal é originário da África subsaariana. Ele fez sucesso na Inglaterra em 2009 por suas cores lembrarem as do famoso personagem da Marvel.

Peixe betta

Visarute Angkatavanich

O Betta splendens é um peixe originário do Sudeste Asiático (Indochina) da família Osphronemidae. O Betta também é conhecido como peixe de briga siamês (Brasil) ou Combatente (Portugal) devido à sua agressividade contra peixes da mesma espécie. Esta espécie tem vários tipos de mutações que influenciam na sua cor e tamanho. Elas são resultados de produção seletiva, desenvolvida por criadores.

Peixe mandarim

Luc Viatour/GFDL/ CC BY-SA

O peixe-mandarim (Synchiropus splendidus) é nativo do Pacífico e pode habitar desde o sul das Ilhas Ryukyu até a Austrália. Possui cores fortes, brilhantes e desenhos organizados agressivamente em seu corpo. Essa característica é um mecanismo de defesa contra predadores, indicando que a carne do peixe-mandarim tem gosto ruim, já que seu corpo produz um muco viscoso de gosto e cheiro muito fortes.

Êider real

Andy von der Wurm

Êider real ou Pura-pérola (Somateria spectabilis), pato marinho encontrado no hemisfério norte, em países como Canadá, Finlândia, EUA e Russia.

Banana wrasse

reprodução/Panoramio/marinemetadata

Conhecido como banana wrasse (Thalassoma lunare) este peixe da família Labridae é encontrado nos oceanos Indo-Pacífico em profundidades entre 1 e 20m. Os juvenis são azuis na metade inferior do corpo. Além disso, eles têm um ponto preto no meio da barbatana dorsal e uma mancha preta na base da nadadeira caudal. De acordo com o seu amadurecimento, o local se transforma em um crescente amarelo, daí o nome que faz referência à banana.

Martim pescador

Mark Waite

Martim-pescador-pigmeu (Ispidina picta), encontrado na África.

Tucano-bico-de-arco-íris

Bill Holsten

O tucano-de-bico-arco-íris (Ramphastos sulfuratus) é uma espécie de tucano que ocorre do sul do México até a Venezuela e Colômbia. É o pássaro nacional de Belize.

Estorninho de Hildebrandt

Noel Feans

O estorninho-de-hildebrandt (Lamprotornis hildebrandti) é uma espécie de passeriforme da família Sturnida e pode ser encontrado no Quénia e Tanzânia.

Cobra coral azul da malásia

Manticor@/Animal World

A cobra coral azul da malásia (Calliophis bivirgatus) é uma cobra coral de tamanho médio e extremamente venenosa. Os adultos chegam geralmente até 140 centímetros de comprimento, embora exemplares maiores tenham sido capturados. A cor é índigo ou azul profundo, com linhas azul ou branco ao longo de cada lado do corpo. A cabeça, ventre e cauda geralmente são em um tom vermelho brilhante.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui