As aranhas estão entre o grupo de animais que mais causam afastamento das pessoas. Além da aparência medonha em alguns casos, o afastamento se dá principalmente pelo medo que o animal seja venenoso. Geralmente, as mais coloridas são as que mais apresentam perigo.

Aranha-verde-saltadora

Ron/Flickr

Também conhecida como Aranha Palhaço (Mopsus mormon), as fêmeas desta espécie chegam no máximo à 16 centímetros, enquanto os machos chegam à 12cm. O animal é endêmico da Austrália e possui veneno. Contudo, em caso de picada em seres humanos, ele não chega a matar.

Spined micrathena

KarenL/Project Noah

Conhecida internacionalmente como Spined micrathena (Micrathena gracilis), é encontrada, geralmente, em regiões rurais. O animal não oferece perigo para seres humanos. O seu veneno perigoso apenas para pequenos insetos.

Aranha de jardim amarela e preta

KarenL/Project Noah

Aranha conhecida como Black-and-yellow garden spider da espécie Argiope aurantia. Nesta espécie, as fêmeas são cerca de 3x maiores que os machos, atingindo até 2,5 cm. Os machos não passam de 8mm.

Chrysilla lauta

Marcus Ng

Aranha da espécie ‘Chrysilla lauta‘, conhecida por sua coloração variada. Faz parte da espécie de aranhas saltadoras, encontrada em florestas tropicais a partir da Birmânia até China e Vietnã.

Tarântula Rosa

Tarântulas rosa ‘Ephebopus cyanognathus’, pertence à família Theraphosidae e só possui essa coloração enquanto filhote. Costuma ficar em tocas subterrâneas que são, muitas vezes, construídos com ajuda de troncos caídos.

Tarântula metálica

reprodução/Red List

A tarântula metálica (Poecilotheria metallica), é uma aranha endêmica na Índia, pertencente da família Theraphosidae.

Aranha sem olhos

Instituto de Pesquisa Senckenberg/Divulgação

Conhecida como Sinopoda scurion, este é animal é o primeiro do tipo caçador totalmente cego identificado até hoje, de acordo com o chefe do setor de aracnologia do Instituto de Pesquisa Senckenberg (Frankfurt), Peter Jäger, que descobriu o animal em 2012. A descoberta também revelou que a aranha possui ausência de pigmentação no seu corpo.

Aranha caranguejo

reprodução/Canal Azul TV

A aranha caranguejo (Platythomisus octomaculatus) pertence a uma das poucas famílias de aranha que não fazem teias. Ela produz apenas uma espécie de seda que saem das suas glândulas fiandeiras. Estes fios são utilizados para construção de casulos e para a proteção dos ovos, por exemplo.

Aranha-cauda-de-escorpião

Alan Wigginton

A aranha-cauda-de-escorpião (Arachnura higginsi) pode assustar, mas a sua “cauda” não possui veneno ou ferrão. Quando ameaçada, chega até a levantar a curvar a cauda, fingindo um ataque para assustar o predador.

Viúva-negra

reprodução/Instituo Vital Brasil

A viúva-negra (Latrodectus curacaviensis) mede cerca de um centímetro, com patas longas e frágeis. Seu veneno é tóxico para o homem. Ele ataca o sistema nervoso provocando dores musculares intensas, náuseas, dor de cabeça e alterações respiratórias.

Apesar da fama, a viúva-negra não é culpada pela morte de seu parceiro sexual. Estudos comprovaram que, na verdade, o macho morre acidentalmente na maioria dos casos. Ao terminar de depositar os espermatozoides na fêmea, ele faz uma retirada brusca e quebra seu aparelho reprodutor, o bulbo. De acordo com informações do Instituto Butantan, não é sempre que o macho perde bulbo, mas, quando isso acontece, ele acaba morrendo pela perda do fluido vital hemolinfa.

Aranha de escudo pontudo

Inofensiva aos humanos, as aranhas da espécie Gasteracantha falcicornis fazem parte do grupo de aracnídeos “espinhosos”. É encontrada, principalmente, no leste e sul da África .

A fêmea, maior e mais colorida do que o macho, possui um vermelho brilhante no abdômen com muitos buracos negros profundos. Há um chifre longo e curvo preto em cada lado e chifres retos na parte da frente e de trás do animal.

65 COMENTÁRIOS

  1. Ephebopus cyanognathus é rosada apenas na fase de ling (filhote) assim como 99% das aranhas, e embora pertença a subfamília Aviculariinae é fossorial, a verdadeira aranha rosada é a Grammostola rosea (Chilean Rose Tarantula) pertence à família Theraphosidae.
    A Poecilotheria metallica, subfamília Poecilotheriinae é arborícola e possuí a toxina ativa no ser humano.
    Mopsus mormon, não ultrapassa 5 cm de legspan (comprimento horizontal entre a primeira pata da esquerda e a última pata da direita ou vice e versa).

  2. POR QUE eu não gostaria de ficar cara a cara com elas? A única com certa importância médica é a Latrodectus (Viúva Negra), que mesmo assim seu comportamento é extremamente tímido! Ridícula a desinformação que a página acabou de passar, são espécies lindas e de importante papel ecológico dentro de virtualmente todas as comunidades terrestres e algumas aquáticas. Alimentar o medo intrínseco sem fundamento de diversas pessoas pra conseguir likes no face me dá vergonha.

    • Esse é o meu problema com as páginas de Biologia/Ciência das redes sociais: quando não cometem erros grotescos em relação ao bicho, me fazer uma postagem esdrúxula como essa que, ao invés de contribuir com o conhecimento sobre a biodiversidade e a importância ecológica das aranhas, gera mais mitos e pavor nas pessoas.

    • Augusto, agradecemos pelo seu comentário. De fato, o título ficou com sentido dúbio. A referência era que, na verdade, as pessoas não iriam querer se aproximar de algumas espécies apenas pela fato que grande parte delas são venenosas. Mas, para evitar este pensamento, mudamos o título da matéria, que só tinha como objetivo mostrar, como você mesmo disse, espécies lindas e de importante papel ecológico. 🙂

    • Grande parte delas são venenosas para suas presas. A grande minoria tem algum efeito na fisiologia de mamíferos, ainda mais em humanos – dentro de 3200 espécies descritas no Brasil, apenas a armadeira, a aranha-marrom e a viúva-marrom geram efeitos de importância médica às pessoas, sendo que apenas a armadeira possui comportamento agressivo-defensivo. Ou seja 3 em 3200 espécies de aranhas no Brasil são venenosas para o homem, uma porção irrisória da diversidade. Mas fico feliz em saber que minha crítica foi vista pela página e espero que esse tipo de desinformação não seja propagada.

    • Conheça meu blog, o Eu Quero Biologia .com.br
      Linguagem biológica, conteúdo relevante e voltado para quem deseja saber como é o curso de biologia, contendo algumas novidades e curiosidades relacionadas aos mais variados temas da biologia.

  3. Por favor, algum biólogo de plantão que me explique que espécie è esta aranha, ela é METÁLICA, parece mercúrio, com umas protuberâncias vermelhas no fim de seu dorso, suas pernas ficam em forma de X na teia. Estou espantada com este ser que parece que saiu de um filme de ficção científica. Nunca tinha visto este animal na vida 😮 Ajudem a conhece e entender este animal, ela media mais ou menos uns 4 a 5 cm quando aberta na sua teia! Muito Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui