O trecho do Rio Tietê que atravessa a cidade de Salto (SP) passou por uma ‘mega limpeza’ em 2014, e um ano após a ação, a quantidade de resíduos na região assusta e uma nova intervenção já se faz necessária.

Rio Tietê precisa de nova limpeza
Espuma resultado do lixo acumulado aparece em vários trechos do rio (Foto/Reprodução: Jornal Nacional)

No ano passado, a operação que durou duas semanas e aconteceu durante o período de estiagem no estado de São Paulo, retirou cerca de 18 toneladas de lixo das margens do rio. Para a remoção de todo o material,  trabalhadores receberam um treinamento especial, e após a coleta na região, a atividade seguiu até o Parque Lavras.

Um ano após a limpeza, uma nova ação já está sendo promovida no trecho do rio, e pode levar até 3 dias para ser concluída. A vasão atual é quase o dobro do ano passado, que ficava na casa dos 35 m³, mas o mais alarmante é a quantidade de lixo acumulado na área.

Em geral, a maioria dos trechos do rio apresentam problemas ambientais, como acumulo de lixo, falta de limpeza nas represas, e poluição química, por exemplo.

Em entrevista ao G1, o secretário do meio ambiente, José de Conti Neto, diz que a preocupação é que, com as chuvas, a sujeira que está concentrada no trecho do rio em Pirapora do Bom Jesus desça para Salto. “O risco disso acontecer é considerável”, explica.

Já de acordo com a prefeitura de Pirapora do Bom Jesus, as espumas se formam pela carga poluidora que não são produzidas em Pirapora, que possui inclusive Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), não cabendo a cidade a responsabilidade em relação aos efeitos da poluição. A prefeitura informou que vem cobrando da Sabesp e da Cetesb uma solução para o problema.

Já prefeitura de Salto informou que vai acionar o Ministério Público para cobrar a limpeza nas cidades por onde o rio passa. Em resposta a Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo declarou que as prefeituras são responsáveis pelo serviço.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui