O mundo animal vive nos surpreendendo e, muitas vezes, nos servindo de inspiração. Entre as mais variadas espécies, não é difícil de encontrar casos em que alguns animais tem comportamentos inusitados, deixando seus instintos naturais de caça de lado para proteção de um ser que poderia ser seu almoço, por exemplo.  E é isso que você vai ver nesta história.

+ Leopardo mata macaco e protege seu filhote [vídeo]

Em 2012, durante uma viagem para um safári fotográfico no norte de Botsuana, o casal de fotógrafos Evan Schiller e Lisa Holzwarth presenciaram um caso peculiar. Um grupo de babuínos que fugia de um bando de leões tentava, a todo custo, se salvar entre as árvores. 

Mesmo quando acharam abrigo, os felinos permaneceram por perto, esperando o momento em que os animais desceriam das copas. Os babuínos estavam a salvo nas árvores, mas preocupados com os leões arranhando os troncos”, disseram Evan e Lisa.

No fim da contas, o instinto dos leões estava certo. Três babuínos perderam a calma e tentaram escapar do local. Dois saíram inteiros, mas um terceiro foi agarrado por um dos felinos enquanto tentava escalar a árvore. Enquanto os felinos agarravam o adulto, um filhote, que ainda não havia sido notado, tentou escapar.

Foto/reprodução: Evan Schiller

Com a fuga atrapalhada do filhote, as leoas logo o perceberam. Inutilmente, ele tentava escalar uma árvore para ficar a salvo, mas um dos felinos resolveu se aproximar.

Foto/reprodução: Evan Schiller

Cuidadosamente, a leoa tentava pegar o babuíno sem que ele se machucasse. Porém, o animal estava relutante e não queria a aproximação.

Foto/reprodução: Evan Schiller
Reação de uma leoa ao encontrar um babuíno
Foto/reprodução: Evan Schiller

“A leoa então carregou o bebê em sua boca e o colocou no chão na frente dela”, Evan e Lisa explicaram. Nas imagens, é possível ver o animal colocar o filhote entre as patas, como em um gesto de proteção.

Foto/reprodução: Evan Schiller
Foto/reprodução: Evan Schiller

Enquanto as leoas estavam com a atenção voltada para o filhote, o líder do grupo dos babuínos subia e descia da sua árvore, chamando em voz alta e fazendo o que podia para distrair as leoas.

Foto/reprodução: Evan Schiller

Enquanto as leoas cuidavam do bebê, um leão se aproximou. O casal suspeitava que ele queria apenas “dar uma olhada”, mas as felinas deixaram claro que não o queria por perto.

Foto/reprodução: Evan Schiller

Enquanto afugentavam o leão, um babuíno do grupo consegue descer da árvore e pegar o filhote. Contudo, o pequeno já estava quase sem forças.

Foto/reprodução: Evan Schiller

Tentando sair da linha de visão dos felinos, o babuíno ainda consegue trocar mais uma vez de árvore, mas ele também estava muito cansado para continuar.

Foto/reprodução: Evan Schiller

Até o momento em que o casal permaneceu próximo a região, o babuíno estava quase deixando o filhote cair devido ao cansaço.  Porém, segundo o casal, os dois ainda estavam lutando pela vida. “Gostamos de pensar que ele sobreviveu com a ajuda de seu grupo. Ele estava vivo e seguro nos braços de seu pai quando saímos dali, e é assim que eu gosto de lembrar dessa história. De qualquer maneira, ele continua a ser uma inspiração e um lembrete de que a vida é frágil”, contaram.

E então, o que aconteceu com os babuínos?

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui