Dois ovos de dinossauro, muito bem preservados, foram encontrados em Uberaba, Minas Gerais, em uma ocorrência raríssima no Brasil. As fossilizações foram doados de forma anônima ao escritório do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), de Belo Horizonte, que tem como uma das responsabilidades zelar pelo patrimônio fóssil do país. As informações são da Gazeta do Povo.

ovos-de-dinossauro
(Foto: L . Adolfo/UFTM/Divulgação)

De acordo com a DNPM, os ovos esféricos possuem pouco menos de 15 centímetros de diâmetro. O material foi cedido, na última quarta feira (11), ao museu da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Peirópolis, distrito de Uberaba que abriga algumas das mais ricas jazidas de fósseis de dinossauros do Brasil. Agora, os ovos devem ser estudados por uma equipe conduzida pelo geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, da UFMT, que espera encontrar restos de embriões em seu interior.

Segundo Ribeiro, a região de Uberaba em que os ovos foram encontrados é a primeira a ter fósseis tão preservados já vistos em Minas Gerais. Segundo informações do doador anônimo, os ovos em questão vieram de uma pedreira de calcário do bairro de Ponte Alta, 30 km a leste de Uberaba.

Em análises iniciais, geólogos acreditam que os ovos sejam de uma espécie de titanossauro, um grupo de dinos herbívoros quadrúpedes caracterizados pelo pescoço longo e porte gigantesco. Na mesma região onde os ovos foram encontrados, algumas espécies de dinossauro também já foram descobertas.

Um dos planos dos pesquisadores é submeter os ovos a tomografias computadorizadas, o que deve revelar se restos de embriões ainda estão lá dentro.

46 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui