Nós já mostramos aqui no TopBiologia casos de bioluminescência em fungos (leia aqui) e praias (leia aqui) ao redor do mundo. Mas, você sabia que este tipo de fenômeno também pode ser visto em cupinzeiros? E além disso, aqui no Brasil?

Pyrearinus termitilluminans
Alessandro Bearzi

O Parque Nacional das Emas, situado no sudeste goiano, é abrigo para os conhecidos cupinzeiros bioluminescentes, fenômeno visto apenas durante a noite. O local, que conta com mais de 300 cupinzeiros por hectare, tem em média 20 milhões unidades destas casas de terra.

Reprodução

O fenômeno de bioluminescência acontece por conta da espécie de vaga-lumes ‘Pyrearinus termitilluminans’, que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros. Quando estão em estado larval, estes insetos já emitem luz e usam do artifício para atrair outros insetos que servem de alimento.

O fenômeno pode ser observado com mais facilidade durante os períodos de chuva, principalmente quando as chuvas chegam em dias mais quentes.

‘Pyrearinus termitilluminans’
Alessandro Bearzi

Parque das Emas

O Parque Nacional das Emas é reconhecido nacionalmente como Patrimônio Natural da Humanidade por abrigar 1.600 espécies de animais e 500 tipos de plantas nativas. O título foi dado pela Unesco.

Essa unidade de conservação pode ser acessada por Serranópolis/GO, por Chapadão do Céu/GO e pelo mais recente portal de entrada, situado em Mineiros/GO. Atualmente o Parque das Emas é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

40 COMENTÁRIOS

  1. Sem dúvida é um espetáculo, a entrada Portão do Bandeira fica no Município de Costa Rica- Mato Grosso do Sul, que juntos com os outros municípios de Goiás, citados, fazem o entorno do Parque Nacional das Emas- GO-MS e também os Municípios de Alcinópolis-MS , Alto Taquari e Alto Araguaia-MT que estão na Zona de Amortecimento do Parque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui