O pichiciego-menor é um dos mamíferos mais raros do mundo e também o menor tatu já catalogado até hoje. O animal, que é encontrado na Argentina e tem hábitos noturnos, tem com o comprimento do focinho ao ventre cerca de 85 mm a 117 mm e uma cauda medindo entre 27 mm e 35 mm.

Wikimedia Commons

Da espécie a C. truncatus, possui carapaça de coloração rosa-claro e apoia-se sobre duas elevações, uma óssea, próxima aos olhos, e outra muscular, que se estende ao longo da espinha dorsal. Os membros e as regiões ventral e dorsal do corpo, sob a carapaça, tem pelagem branca, fina e macia. Todas as cintas da carapaça movimentam-se livremente.

Wikimedia Commons

Os pichiciegos-menores são a única espécie de tatu na qual a carapaça dorsal fica quase toda separada do corpo. Sua placa óssea, localizada na parte posterior da carapaça, é ligada aos ossos da pelve do animal.

A cauda do menor tatu do mundo tem forma de espátula e se projeta através de um corte em V na parte traseira da carapaça. Além do tamanho, outra característica marcante desses animais é que eles não são capazes de levantar a própria cauda. Por conta disso, os pichiciegos-menores a arrastam enquanto caminham.

divulgação

87 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui