A partir de agora, o marlim-azul (Makaira nigricans) é, oficialmente, o peixe-símbolo do Espírito Santo. O novo ícone capixaba foi oficializado na última quinta feira (15), através de uma lei sancionada pelo governador Paulo Hartung. Com a oficialização, o estado também ganha um dia especial para o animal, que será comemorado em todo 28 de fevereiro.

(Foto: reprodução/divinefishandmeat)

De acordo com informações do Governo do Espírito Santo, a lei declara que declara o Makaira nigricans como peixe símbolo do estado foi criada, principalmente, por conta do animal ser muito procurado por pescadores locais que praticam pesca esportiva, onde o praticante  têm como o objetivo fisgar o animal apenas pelo prazer da pesca. Após pesar, medir e fotografar, o pescador o devolve para a água.

“Pescadores do mundo inteiro são fascinados pela quantidade e tamanho dos peixes do litoral capixaba. O marlim-azul é um dos destaques da pesca esportiva no Espírito Santo, e atrai diversos turistas que sonham em encontrá-lo”, disse José Sales Filho, secretário de turismo do estado.

Ainda de acordo com informações da Secretaria de Turismo do Estado, a capital do Espírito Santo tem dois recordes internacionais pela captura de marlim azul e branco: o mundial de marlim azul é um peixe de 636 quilos, que foi capturado em fevereiro de 1992, e o do marlim branco com um peixe de 82,5 quilos, capturado em dezembro de 1979.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui