Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou um fato sobre carnes processadas que pode preocupar muitas pessoas: alimentos coo bacon, salsichas e presunto causam câncer. Com isso, a carne processada passa a estar na mesma categoria que plutônio e bebidas alcoólicas, substâncias que comprovadamente causam câncer. A informação foi divulgada nesta segunda feira (26).

Leia também: Por que algumas pessoas comem muito e não engordam?

Segundo o documento, duas fatias de bacon por dia, cerca de 50 gramas de carne processada, aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal (de intestino) em quase 20%. Além do alerta para estes alimentos, a OMS alerto para a possibilidade da carne vermelha ter a mesma característica cancerígena.

Porém, segundo informações da BBC, com relação a carne vermelha, carne de porco e de cordeiro, a organização ainda não possui provas concretas de que estes alimentos podem aumentar a possibilidade de se ter câncer.

Apesar da nova conclusão, a OMS destacou que o baixo consumo de carne traz benefícios à saúde, a exemplo da carne vermelha, que é uma grande fonte de ferro, zinco e vitamina B12.

CONTRAPONTO

Apesar da nova informação sobre estes tipos de carne, isso não significa que o consumo delas deve ser interrompido.

“Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer no intestino por causa do consumo de carne processada continua pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida”, disse Kurt Straif, da OMS.

No relatório da OMS, os aditivos nas carnes processadas, como sal e conservantes, são apontados como dois dos responsáveis por causar câncer. A organização chegou a essas conclusões após aconselhamento de sua Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, que avalia os melhores dados científicos disponíveis.

71 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui