As lagartas são animais que, geralmente, causam certo afastamento das pessoas, na maioria das vezes pela sua aparência não convidativa. Em grande parte, as mais coloridas são consideradas também as mais perigosas no reino animal.

Spicebush Swallowtail

Kristen Gilpin/Project Noah

Em sua fase média, a lagarta Spicebush Swallowtail (Papilio troilus) tem uma coloração verde brilhante. Depois disso, antes da pupação, passam a ter um vermelho alaranjado. Durante a fase larval, os animais tem a característica do mimetismo. Enquanto as larvas estão em estágios iniciais, são de cor marrom escuro e, portanto, assemelham-se a fezes de pássaros, o que, na maioria dos casos, mantém o predador longe. Já no seu último estágio, estes animais ganham a cor amarelo-esverdeada e são marcados por dois grandes pontos pretos com destaque branco. A colocação destes pontos no tórax inchado cria a ilusão de que as lagartas são cobras verdes comuns, o que também ajuda na proteção contra um predador. Esta espécie é endêmica no leste dos Estados Unidos.

Lagarta transparente

Gerardo Aizpuru/Project Noah

Esta lagarta (Acraga coa) é conhecida como “Jewel caterpillar” ou “lagarta preciosa” em português. O seu corpo tem uma espécie de textura gelatinosa e ajuda a defender a lagarta contra o ataque de outros animais, como formigas. As mandíbulas das formigas ficam presas nos cones gelatinosos da lagarta, forçando que o animal se esforce para soltá-la. Contudo, o método é pouco eficaz contra predadores de maiores dimensões. Geralmente, as cores fortes são indicadores que o animal é venenoso no reino animal. Porém, ainda não existem fatos comprovados que a Lagarta Preciosa é, de fato, venenosa.

Phyllodes imperialis caterpilla

Luis/plant.nerd/Flickr

As lagartas desta espécie são conhecidas pela forma que usam os desenhos em seu corpo como defesa. Quando ameaçados, estes animais curvam suas cabeças para baixo e impulsionam seu corpo para cima, esticando a pele em seu dorso e revelando o que parece ser um par de grandes ‘olhos’ em azul-preto, além de uma dupla fileira de “dentes” brancos. O efeito é para assustar qualquer possível predador como aves ou répteis.

Lagarta Imperador

Flyingfeet/iSpot

Este animal foi clicado no início deste ano e divulgado em uma comunidade de observadores como “lagarta misteriosa”. Nos comentários, os usuários indicaram que o animal é conhecido como Lagarta Imperador Marmorizada do Sul (Heniocha apollona), da família Saturniidae, e pode ser encontrada em todo o continente africano. As cores fortes são indicadores que o animal pode ser venenoso.

Lagarta de fogo

Andreas Kay/Flickr

As lagartas de fogo (Megalopyge lanata) são conhecidas popularmente como taturanas ou lagartas cabeludas. Durante este estágio, as lagartas apresentam uma toxina nas cerdas do corpo que causam queimaduras, edemas e bolhas na pele.

Lagarta Cobra

Traveler Magazine/Costa Rica

Este não é um réptil! Esta é a larva da mariposa Triptolemus Hemeroplanes. Na sua forma larval, ela é capaz de expandir seus segmentos corporais para dar-lhe a aparência de uma cobra, até com olhos semelhantes. Isso ajuda a espantar possíveis predadores.

Lagarta Puss

Geoff Gallice / Creative Commons

Esta lagarta pertence ao gênero Podalia e é conhecida como lagarta puss ou taturana gatinho. Em um primeiro olhar, ela parece até inofensiva. Contudo, o animal contém uma espécie de cerdas venenosas ocultas no meio dos pelos que se rompem, alojando-se na sua pele e liberando veneno no seu sistema caso você à toque.

Lagarta azul

shekainah d. alaban/Project Noah

Lagarta de uma mariposa Atlas da espécie Attacus lorquinii.

138 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui