O fenômeno conhecido como ‘Lua de Sangue’ é originário de um eclipse total da Lua que acontecerá na madrugada desta terça feira (15). Ele é o primeiro de quatro eclipses totais que vão acontecer em sequência, conhecido como tétrade, e que terão seu ciclo encerrado em 2015.

Lua de Sangue
Martin Pugh/Nasa

O nome Lua de Sangue é derivado da coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse total. Esse fenômeno esteve ligado a diversos tipos de crenças ao longo da história, como trechos bíblicos.

Em 2013, a história rendeu a criação do livro Four blood moons: Something Is About to Change (Quatro luas de sangue: algo está prestes a mudar, em tradução livre), que debatia o assunto no viés da religião.

Lua vermelha
Dylan ODonnell/Nasa/Divulgação

De acordo com informações da Veja, escrito pelo pastor americano John C. Hagee, a obra trata especificamente da tétrade que se inicia nesta madrugada e chega ao fim em setembro de 2015. O autor relaciona o evento que se aproxima com um versículo bíblico do Antigo Testamento, que diz: “O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”.  A próxima tétrade é considerada especialmente significativa, porque coincide com duas importantes festividades judaicas: a Páscoa, que celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito, e a Festa dos Tabernáculos, que remete ao tempo vivido em tendas, durante a peregrinação pelo deserto.

Do ponto de vista da ciência, a tétrade é um fenômeno perfeitamente explicado e previsível: só neste século serão oito, sendo a que se inicia no dia 15 a segunda delas. A cor avermelhada na Lua ocorre porque os raios de Sol que iluminam o satélite nesta ocasião são filtrados pela atmosfera da Terra e chegam a ele com menos luz azul e com tons mais vermelhos.

Lua
Reprodução/Nasa

VISÍVEL A OLHO NU

Na madrugada desta segunda para terça-feira, o eclipse será visível a olho nu em todo o Brasil a partir das 2h58 (horário de Brasília). A Lua começa a adentrar a umbra, parte central e mais escura da sombra da Terra, e poderá ser vista “sumindo”. Essa etapa será concluída às 4h06 da manhã, quando a Lua estará totalmente encoberta pela umbra. Ela permanecerá assim por mais de uma hora, e começará a sair da sombra às 5h24, reaparecendo no céu.

Os três outros eclipses lunares que completam a tétrade vão ocorrer em 8 de outubro de 2014, 4 de abril e 28 de setembro de 2015. Dentre eles, apenas o último poderá ser visto com clareza no Brasil.

55 COMENTÁRIOS

  1. Cara quem acha q e o apocalipse n leu direito a biblia pq la diz q a lua ficara vermelha mas nessa loite uma parte ficara iluminada se ficasse 100%vermelha ia da pra ve em todo mundo e essa so vai se na america do sul norte central e em algumas partes do oriente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui