A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL 3423/12) que autoriza os biólogos registrados em conselhos regionais a atuarem como responsáveis técnicos na produção, beneficiamento, reembalagem ou análise de sementes em todo o Brasil. O parecer foi dado em meados de setembro.

A proposta foi feita pelo deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que altera a Lei 10.711/03 instituindo o Sistema Nacional de Sementes e Mudas. Atualmente, a lei só admite como responsável técnico profissionais formados em engenheira agronômica e florestal.

Com a aprovação, o projeto seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, entrará em votação no Plenário da Câmara.

Para o Conselho Federal de Biologia (CFBIO), o projeto só traz vantagens, principalmente para os produtores rurais. Com a alteração da lei, a formação acadêmica diferenciada dos biólogos completará e ampliará o universo de análise das fases do processo de produção de sementes, em benefício dos sistemas produtivos.

34 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui